Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Dia dos Namorados

Por que o Brasil não comemora o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro?

Muitos países comemoram o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, mas no Brasil ganhou outra data. Entenda o motivo!

Izabela Queiroz Publicado em 14/02/2022, às 18h53 - Atualizado às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coração - Getty Images
Coração - Getty Images

O “Valentine's Day” (ou Dia de São Valentim), é comemorado hoje, 14 de fevereiro, e é responsável por levar romance a Europa e a alguns países da America, como os Estados Unidos, por exemplo, onde a data é celebrada através da troca de presentes e bilhetes amorosos.

Com início datado no século 5, o dia que exalta o amor entre casais e namorados, não é celebrado mundialmente no mesmo dia, ganhando datas diferentes em diversos lugares do globo.

Dentre a lista de territórios em que o dia de expressar a sua paixão surge em outro momento no calendário, está o Brasil, onde a comemoração ganhou um novo dia, mês e nome — e a razão é um tanto quanto inusitada!

O motivo pelo qual o Brasil não celebra o Dia dos Namorados em fevereiro

O Dia dos Namorados surgiu no ano de 1948 e passou a ser comemorado em 12 de junho no Brasil. A data, que possui o mesmo significado que o “Valentine's Day”, coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro.

Mas, apesar disso, o motivo para a mudança não é religioso, e sim comercial. Isso porque, João Doria, pai do ex-governador do estado de São Paulo de mesmo nome, era dono da agência Standart Propaganda onde na década de 40, foi contratado pela loja paulistana Exposição Clipper visando melhorar o resultado das vendas em junho.

Com o fraco comércio desse período do ano, Doria se inspirou nas festas juninas e atrelou a data ao Dia de Santo Antônio que ocorre em 13 de junho, além de levar em conta o dia das mães, onde presentes são dados em comemoração à data e assim criou o Dia dos Namorados.

No ano seguinte, a comemoração começou a se popularizar pelo Brasil e mais regiões começaram marcar o dia 12 de junho em seus calendários até que todos os estados do país aderissem à data e a transformassem em celebração nacional.