Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Viva a História

Os grandes mistérios da Ilha de Páscoa

Já ouviu falar nos moais? São mais de 800 estátuas espalhadas por esta ilha no Oceano Pacífico. Viaje com a gente até lá!

Redação Publicado em 08/04/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Moais, na Ilha de Páscoa - Pixabay
Os Moais, na Ilha de Páscoa - Pixabay

Era 5 de abril de 1722 quando o explorador holandês Jacob Roggeveen, que estava em uma expedição na região, desembarcou na ilha. Era um domingo de Páscoa – daí o nome usado até hoje. Lá se deparou com uma cena impressionante: mais de 800 estátuas, até então, desconhecidas foram encontradas.

A Ilha fica na região chamada de Polinésia Oriental, no Oceano Pacífico. Ela pertence ao Chile e está a 3.700 quilômetros da costa do país – por causa da distância, esse é considerado um dos pontos habitados mais isolados do mundo.

Estima-se que o povo chamado de rapanui tenha chegado à Ilha de Páscoa entre os anos 300 e 1200. Eles permaneceram no local desde então e construíram todas as estátuas vistas hoje por lá, chamadas de moais. A população do lugar chegou a ter 15 mil habitantes.

Estátuas misteriosas

Mas, depois da chegada dos europeus, no século 18, o número caiu bastante. Atualmente, há mais ou menos 6 mil pessoas morando na Ilha de Páscoa – 60% delas são descendentes do antigo povo rapanui.

Os Moais

Durante o século 17, a enorme quantidade de estátuas construídas levou o povo rapanui a sofrer com a escassez de recursos. Isso fez surgir uma guerra entre os clãs: para atingir a parte inimiga, um grupo derrubava os moais do outro. Assim, todas as estátuas da ilha sofreram danos. A partir da década de 1960, surgiu um esforço do governo local para restaurar as estátuas.

Existem 887 estátuas na ilha. Elas foram construídas entre os anos de 1250 e 1500 e representam os ancestrais dos diferentes clãs dos rapanui – segundo a cultura daquele povo, o primeiro rei da ilha teve seis filhos, que deram origem a seis tribos; dentro dessas tribos, havia clãs liderados sempre pelo homem mais velho. Os moais têm de 1 a 20 metros de altura e pesam até 27 toneladas.