Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Impérios

Do Britânico ao Francês: Os 6 maiores impérios da História

Conheça alguns dos impérios com os maiores territórios, onde alguns conseguiram ultrapassar os 30 milhões de quilômetros quadrados

Letícia Yazbek Publicado em 12/02/2021, às 13h00 - Atualizado às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cidade de Edimburgo, pertencente ao Império Britânico - Pixabay
Cidade de Edimburgo, pertencente ao Império Britânico - Pixabay

1. Império Britânico - 35 milhões de quiômetros quadrados, 1583 a 1997

Nunca houve um domínio maior que este, que começou sua expansão no século 16, com a conquista da Irlanda. Nos séculos 18 e 19, os britânicos se consolidaram como grande império. Dominaram parte da África e países como Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Índia, para onde levaram sua política, idioma e cultura. Em 1920, alcançou a ocupação de 23,84% do mundo.

2. Império Mongol - 24 milhões de quiômetros quadrados, 1206 a 1368

Formado pelo conquistador Gengis Khan a partir da unificação de diversas tribos mongóis e turcas, é o maior império em área contígua da História. A partir da Ásia Central, seus domínios se estendiam da Hungria até o Mar do Japão; da Sibéria até a Indochina e o planalto iraniano. O Império Mongol alcançou sua maior expansão por volta de 1270, quando chegou a ocupar cerca de 16% da área terrestre.

3. Império Russo, 22,8 milhões de quiômetros quadrados, ​1721 a 1917

Beneficiando-se do declínio das potências vizinhas, como o Império Sueco e a Pérsia, o Império Russo conquistou territórios em direção ao Ocidente. Anexou a Ucrânia, a Finlândia e os países da região do Cáucaso. Também pressionou a Ásia Central, ao sul, e chegou a dominar o Alasca. Conhecido por permitir que os povos mantivessem seus idiomas e culturas, o império chegou ao fim com a Revolução Russa de 1917.

4. Império do Grande Qing, 14,7 milhões de quiômetros quadrados, 1644 a 1912

Última dinastia imperial chinesa, teve início quando o povo nômade da Manchúria uniu tribos da região e derrotou a dinastia Ming. Do norte do país, expandiram seus domínios para o restante do território chinês e ocuparam a Mongólia, o Tibete e a região de Xinjiang. O império, que dominou mais de um terço da população mundial, atingiu seu auge em 1790.

5. Império Espanhol, 13,7 milhões de quiômetros quadrados, 1492 a 1975

Um dos primeiros, colonizou grande parte das Américas, além de territórios na África, Ásia e Oceania. Chegou a dominar o Império Português, o Reino de Nápoles e as regiões dos atuais Luxemburgo, Bélgica e Holanda. Começou a enfraquecer com a revolta das colônias americanas. Em 1898, a guerra contra os EUA encerrou a megalomania espanhola.

6. Segundo Império Colonial Francês, 11,5 milhões de quilômetros quadrados, 1830 a 1980

Após uma primeira tentativa de expandir seus territórios, iniciada em 1534, o Império Francês iniciou um novo projeto colonial. Mais bemsucedido, este segundo invadiu a Argélia e, a partir daí, ocupou grande parte da África Ocidental e Equatorial, além de Madagascar e Djibouti. Estendeu-se também a Camboja, Laos e Vietnã, além de territórios no Pacífico.


+Saiba mais sobre a História por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da história, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2A6nAaa

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) - https://amzn.to/2Wbw5JF

Box Heródoto: História, de Heródoto (2019) - https://amzn.to/2YDVnBK

As Cruzadas: Uma História, de Jonathan Riley-smith (2019) - https://amzn.to/3bf9HTH

Notre-Dame: A história de uma catedral, de Ken Follett (2020) - https://amzn.to/3dohpMQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM