Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Heroínas

De Frida Kahlo a Amelia Earhart: 5 heroínas da vida real

Muitas mulheres desafiaram os costumes da época em que viviam, marcando o mundo para sempre e se tornando heroínas da vida real

Redação Publicado em 12/02/2021, às 19h06 - Atualizado em 08/03/2023, às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Amelia Earhart, a rainha do ar - Creative Commons
Amelia Earhart, a rainha do ar - Creative Commons

1. Evita Perón

Quando viveu: entre 1919 e 1952

Local de nascimento: Los Toldos (Argentina)

O que fez: quando criança, o sonho de Evitaera ser uma atriz famosa e não passar mais por dificuldades financeiras. Com o tempo, ela conquistou a fama e quis ajudar a população carente. Casou com Juan Perón, eleito presidente da Argentina em 1946. Durante o mandato do marido, Evita se empenhou pelos direitos das mulheres, como o direito ao voto. Era adorada pela população!

eva
Evita Perón / Crédito: Creative Commons

2. Amelia Earhart

Quando viveu: entre 1897 e 1937

Local de nascimento: Atchison, Kansas (Estados Unidos)

O que fez: em 1932, tornou-se a primeira mulher a pilotar um avião que sobrevoou o Oceano Atlântico. Considerada a rainha do ar, Amelia queria alçar voos maiores e, em 1937, fez outra grande viagem pelo mundo. Passou pela América Central e do Sul e pela África. Após 35 mil quilômetros percorridos, o desejo da pilota era completar o trajeto cruzando o Oceano Pacífico. Porém, ao partir do continente africano rumo à Austrália, ela e o avião desapareceram.

amelia
Amelia Earhart / Crédito: Domínio Público

3. Frida Kahlo

Quando viveu: entre 1907 e 1954

Local de nascimento: Coyoacán (México)

O que fez:Frida teve sérios problemas de saúde desde a infância e, por várias vezes, esteve perto da morte. Apesar de todas as dificuldades, deu a volta por cima e continuou fazendo o que mais amava: pintar. Ainda hoje é uma das artistas mais respeitadas do mundo.

frida
Frida Kahlo / Crédito: Wikimedia Commons

4. Elizabeth I

Quando viveu: entre 1533 e 1603

Local de nascimento: Greenwich (Inglaterra)

O que fez:Henrique VIII, pai de Elizabeth, acreditava que somente um homem poderia governar a Inglaterra. Quando ela nasceu, Henrique VIII a baniu e se casou com outra mulher, com quem teve um filho e outra filha. O garoto assumiu o trono, com a morte do pai, mas morreu em 1553. Foi a vez de a irmã dele tomar o poder. A garota tinha medo de que Elizabeth tramasse algo e mandou prendê-la em uma torre. Anos mais tarde, com a morte da irmã, Elizabeth foi solta e tornou-se rainha. Adorada pelo povo, governou de 1558 a 1603.

elizabeth
Elizabeth I / Crédito: Wikimedia Commons

5. Cleópatra

Quando viveu: entre 69 antes de Cristo e 30 antes de Cristo

Local de nascimento: Alexandria (Egito)

O que fez: filha de Ptolomeu XIII, rei do Egito antigo, Cleópatra tinha 18 anos quando o pai morreu. Na época, o irmão mais novo dela, de 10 anos, mandou expulsá-la do palácio, dando início a uma guerra civil. Para amenizar a situação, Júlio Cesar, imperador de Roma, foi até o Egito. Cleópatra queria se encontrar com ele e, como havia sido banida, armou um plano para conseguir chamar a atenção de Júlio Cesar. Impressionado, ele devolveu o reino a Cleópatra em 51 antes de Cristo. Assim, ela se tornou faraó. Após a morte de Cleópatra, o Egito foi dominado pelo Império Romano.

cleopatra
Cleópatra / Crédito: Wikimedia Commons

Desativar verificaçãoSugestões Premium