Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Países

De países a cidades: 7 lugares do mundo que já mudaram de nome

Com o passar dos anos, diversos lugares do mundo mudaram a forma no qual eram chamados. Conheça alguns!

Letícia Yazbek Publicado em 18/03/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cidade de Tóquio, no Japão - Pixabay
Cidade de Tóquio, no Japão - Pixabay

Diversos países, estados e cidades tinham nomes diferentes quando foram fundados. Com o passar do tempo, alguns acontecimentos fizeram com que eles fossem batizados novamente.

1. Brasil

O Brasil já teve oito nomes antes do atual. Quando os portugueses chegaram aqui, em 1500, os índios chamavam o país de Pindorama, que em tupi significa terra das palmeiras. Pedro Álvares Cabral deu o nome de Terra de Vera Cruz, por causa das cruzes que estampavam as velas das embarcações portuguesas. Como os portugueses achavam que o Brasil era uma ilha, o país também foi chamado de Ilha de Vera Cruz.

Nos primeiros anos após a descoberta, os nomes mudaram bastante: Terra Nova, Terra dos Papagaios, Terra de Santa Cruz, Terra de Santa Cruz do Brasil e Terra do Brasil. Em 1527, o país passou a ser chamado apenas de Brasil. O nome foi retirado do pau-brasil, árvore que existia em abundância na região da Mata Atlântica.

2. Tóquio — Japão

Quando foi fundada, em 1457, Tóquio se chama Edo ou Yedo, que significa estuário ou entrada da baía. A cidade era a sede do poder do governo entre 1603 e 1868. Durante o período, ela cresceu e se tornou uma das maiores cidades do mundo.

A partir de 1868, a cidade passou a ser chamada de Tóquio. To significa leste e quio, capital. Isso aconteceu porque, na época, havia a tradição da Ásia Oriental de incluir a palavra capital no nome das cidades.

3. São Petersburgo — Rússia

Quando foi fundada, em 1703, São Petersburgo (Rússia) foi batizada em homenagem ao apóstolo Pedro. O termo burgo é alemão e significa cidade. Assim, São Petersburgo quer dizer cidade de São Pedro. Em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial, em que Rússia e Alemanha eram inimigas, os russos protestaram contra o nome da cidade.

Aí, ela ganhou o nome de Petrogrado — em russo, grado significa cidade. Já em 1924, com a morte do líder Vladimir Lenin, a cidade passou a chamar Leningrado. Em 1991, foi decidido que a cidade voltaria a ter o antigo nome, São Petersburgo.

4. Rondônia — Brasil

O estado de Rondônia era chamado de Território do Guaporé, por causa do Rio Guaporé, que passa por Mato Grosso e Rondônia e divide os territórios do Brasil e da Bolívia. A palavra Guaporé tem origem tupi e significa algo como cachoeira do campo.

Em 1982, o estado recebeu o nome de Rondônia, em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, principal explorador da região durante o século 20.

5. Nova York — Estados Unidos

Por volta de 1609 a 1664, a região que hoje corresponde ao núcleo da cidade de Nova York era colonizada pelos holandeses e chamada de Nova Amsterdã. A região era a capital da colônia dos Novos Países Baixos, que correspondia à área do norte da costa atlântica dos Estados Unidos. Em 1664, a cidade foi entregue para os ingleses e rebatizada de Nova York, em referência à cidade inglesa de York.

6. Florianópolis — Brasil

Em 1675, no dia de Santa Catarina, o bandeirante paulista Francisco Dias Velho chegou à ilha de Florianópolis, batizando o lugar de Ilha de Santa Catarina. Com o início do povoamento, em 1700, o local passou a se chamar Nossa Senhora do Desterro e, depois, apenas Desterro. Em 1889, a cidade foi batizada de Florianópolis, em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto.

7. Oslo — Noruega

A região da cidade de Oslo (Noruega) foi povoada por volta de 1000. Em 1624, a cidade foi destruída por um incêndio. Aí, o rei Cristiano IV, que reinava sobre a Noruega e a Dinamarca, construiu uma nova cidade, do outro lado do rio. A cidade ganhou o nome de Cristiânia, em homenagem ao rei e, em 1814, se tornou a capital da Noruega. Em 1925, ela foi rebatizada, recebendo o nome de Oslo, que significa algo como prado ao pé do morro.