Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / 'Meu Pai, Meu Herói'

Conheça a emocionante história que inspirou o filme 'Meu Pai, Meu Herói'

'Meu Pai, Meu Herói' será transmitido hoje, 12, na Sessão da Tarde

Izabela Queiroz Publicado em 12/08/2022, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme ‘Meu Pai, Meu herói’ - Reprodução/Buena Vista Pictures
Cena do filme ‘Meu Pai, Meu herói’ - Reprodução/Buena Vista Pictures

O emocionante filme francês ‘Meu Pai, Meu herói’, será transmitido nesta sexta-feira, 12, na Sessão da Tarde, na TV Globo. O filme acompanha a trajetória de superação de Julien, um jovem cadeirante e seu pai Paul Amblar, figura responsável por levar o garoto a realizar o seu maior sonho: competir no Ironman Triathlon, uma das provas mais difíceis do circuito mundial.

A trama que é tocante por si só, se torna ainda mais intensa, visto que é inspirada em uma história real, ou seja, a vida e conquistas de Dick Hoyt e seu filho Rick.

Dick e Rick quem?

Dick Hoyt foi um tenente-coronel aposentado de Boston, nos Estados Unidos que passou a dedicar seus dias em treinamentos e participações em maratonas, triatlos e as desafiadoras provas de IronMan. No entanto, Dick não realizou esses feitos sozinhos, ele guiava seu filho cadeirante, Rick durante o trajeto, o levando inclusive nos braços caso fosse necessário.

Dick e Rick
Dick Hoyt empurra Rick Hoyt enquanto eles competem na Maratona de Boston de 2008. Crédito/Getty Images

A história de Rick

Em 1962, Rick veio a vida. No nascimento, os médicos notaram que o cordão umbilical estava envolto em seu pescoço. O fato fez com que faltasse oxigenação no pulmão do menino e ocasionasse em um quadro grave de paralisia cerebral, além de torná-lo tetraplégico.

Sem poder andar ou falar, o diagnóstico médico previa que Rick viveria em estado vegetativo. No entanto, os pais do garoto não aceitaram tal previsão, recorrendo então, a medidas que o fizessem ter uma vida minimamente ativa e saudável.

De acordo com o Uol, um dos métodos adotados foi presentear o menino com um moderno sistema de computador aos onze anos, dispositivo que o permitiu se comunicar a partir dos movimentos de cabeça. Com o passar do tempo, o menino aprendeu a ler, e na adolescência já frequentava a escola, momento esse em que o jovem descobriu o interesse por práticas esportivas.

A curiosidade se tornou uma grande vontade e, como resultado, seu pai, Dick passou a fazer tudo o que estava ao seu alcance para tornar o desejo de seu filho realidade, mudando seus hábitos e sua rotina para que isso acontecesse.

O início de um sonho

O propósito de Dick e seu filho se tornou participar de uma maratona. Para isso, Dick iniciou uma jornada de treinamentos, onde todos os dias ao levar o garoto a escola, empurrava a cadeira de rodas com a adição de um saco de cimento.

Como resultado, em 1977 ambos participaram de sua primeira maratona, com Dick empurrando a cadeira de rodas por longos oito quilômetros.

Time Hoyt

A corrida se tornou parte da vida de ambos, e juntos, participaram de mais de mil competições onde eram chamados de Time Hoyt. As conquistas incluem 257 provas de triatlo, disputa que envolve duas etapas: natação e ciclismo.

Na parte realizada na água, Dick prendia uma corda em seu corpo para puxar Rick, que normalmente ia sentado em uma espécie de barco. Já na etapa em terra firme, o filho ia na frente, empurrado em uma bicicleta especialmente projetada para alcançar altas velocidades.

Ainda falando dos grandes feitos, de acordo com a revista Lance!, em 1992 a dupla cruzou os Estados Unidos em 45 dias, percorrendo 5.976km corridos e pedalados.

Mais que uma competição

Além das conquistas esportivas, Rick também pôde se formar e, posteriormente, trabalhar no laboratório de informática do Boston College. Com início marcado em 1993, Rick ajudou a desenvolver sistemas de comunicação e acessibilidade para ajudar pessoas a terem oportunidades de uma vida ativa, assim como ele.

Novos caminhos

A dupla continuou competindo em união até 2015, quando Dick, acabou deixando de guiar a cadeira por não ter mais forças, passando o comando para Bryan Lyons, um grande amigo. No entanto, em 2019, Lyons acabou falecendo e, em seguida, Dick, que acabou sendo vitima de insuficiência cardíaca em março de 2021.

Ainda assim, a dupla, ou melhor a equipe Hoyt segue sendo fonte de inspiração para os mais diversos atletas, e sua história continua emocionando a todos ao redor do globo.

Estátua de Rick e Dick
Estátua de Rick e Dick Hoyt perto da linha de partida da Maratona de Boston em 20 de abril de 2020 em Hopkinton, Massachusetts. Crédito/Getty Images