Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Do ketchup a manteiga de amendoim: Alimentos que já foram usados como remédio

Anos atrás, alguns alimentos típicos do nosso dia a dia já serviram para tratar doenças. Saiba mais sobre essa origem pra lá de esquisita

Lucas Vasconcellos Publicado em 28/05/2021, às 14h00 - Atualizado às 16h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prateleira de ketchup no supermercado - Pixabay
Prateleira de ketchup no supermercado - Pixabay

Alguns alimentos que consumimos hoje já foram utilizados como remédio no passado. Além deles, partes do corpo também foram usadas como tratamento!

Ketchup

Esse molho, que todo mundo adora colocar no sanduíche, surgiu na China como um tempero (sem tomate), no século 7. Já nos Estados Unidos (quando? Você diz que ele era vendido por volta de 1820 sem tomate. Mas quando o médico colocou o tomate e ele virou remédio?), o médico Archibald Miles acrescentou extrato de tomate ao tempero, que passou a ser usado para tratar diarreias e até resolver queda de cabelo!

Refrigerante de cola

O líquido de cor preta já teve várias funções. Em 1885, uma marca era vendida por Charles Alderton, farmacêutico dos Estados Unidos, como estimulante para o cérebro. Um ano mais tarde, John Pemberton, outro farmacêuto norte-americano, inventou uma nova bebida de cola, prometendo tratar a dor de cabeça.

Cereal matinal com flocos de milho

Em 1894, o médico norte-americano Will Keith Kellogg criou esse tipo de comida com o objetivo de melhorar a alimentação de pessoas que estavam em hospitais. Com o tempo, o cereal se popularizou e chegou à casa das pessoas, que o consomem, principalmente, no café da manhã, como fonte de energia.  

Manteiga de amendoim

Pensando no bem-estar de idosos que não tinham dentes ou força para mastigar alimentos como a carne, o médico Ambrose Strub, dos Estados Unidos, criou a manteiga de amendoim, em 1903. Alguns anos depois, o produto, inventado só para quem tinha dificuldades, caiu no gosto popular e passou a ser vendido para qualquer pessoa.

Suor e partes do corpo humano também já foram usados em tratamentos bem esquisitos de antigamente!

Suor

Pode acreditar: o suor eliminado por nosso corpo já foi usado no tratamento de doenças como a tuberculose. No século 18, havia a crença de que o suor de alguém que sofreu até a morte tinha uma energia capaz de curar problemas de saúde.

Cérebro

No século 17, profissionais da saúde e cientistas acreditavam em um jeito inusitado para tratar problemas psicológicos: triturar o cérebro de um morto, misturá-lo com vinho e guardar essa meleca por 6 meses. E essa é ideia é bem mais antiga! Há registros do uso de cérebro humano para curar problemas de saúde no Papiro Ebers, um tipo de livro que descreve remédios populares no Egito antigo, cerca de 3,5 mil anos atrás!

Vários alimentos

Entre os séculos 5 e 4 antes de Cristo, o médico Hipócrates criou uma teoria: as pessoas eram saudáveis porque quatro humores controlavam o corpo. Essa ideia seguiu até o século 19, mas com diferentes interpretações. Em uma delas, acreditava-se que ingerir demais um alimento podia matar. Assim, vários produtos passaram a ser indicados ou contraindicados. O tomate, por exemplo, foi o vilão do século 19! Isso só mudou porque alguém comeu vários deles e mudou a imagem do alimento nos Estados Unidos.