Recreio
Viva a História / Invenções

Como o jeans foi inventado?

Conheça a história por trás de um dos tecidos mais populares em todo o mundo

Lucas Vasconcellos Publicado em 27/11/2020, às 11h00 - Atualizado às 16h08

Imagem ilustrativa de uma calça jeans - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma calça jeans - Pixabay

O jeans começou a ser produzido em Nimes (França), na década de 1790. Logo, as pessoas passaram a se referir a ele como tecido de Nimes. Mais tarde, foi abreviado para denim — expressão usada até hoje.

Por volta de 1850, o alemão Levi Strauss passou a vender, para os mineradores dos Estados Unidos, uma calça resistente, de cor marrom, mas que era pouco flexível. Então, ele decidiu importar o denim da França — e tingiu o tecido de azul nos anos seguintes.

Em 1870, muita gente reclamava que os bolsos das calças não resistiam ao peso do que era colocado ali dentro. Então, Levi Strauss teve a ideia de prender os bolsos com tachinhas usadas na fabricação do manto de cavalo. Ele e o alfaiate Jacob Davis patentearam a invenção.

Na década de 1940, surgiu o zíper na frente — antes, eram botões. As tachas de cobre foram trocadas por um metal que imitava a cor. No Brasil, em 1948, foi lançada a calça Rancheiro — azul e feita de brim (um tecido mais leve e fácil de ser tingido que o jeans), não agradou muito na época.

Foi só em 1950 que o jeans ganhou força como peça de moda, deixando de ser um item usado apenas por trabalhadores, como os mineradores e vaqueiros.

Em 1970, o verdadeiro jeans passou a ser produzido no Brasil. A partir daí, novos cortes foram surgindo para agradar ao gosto dos brasileiros. Atualmente, o jeans é uma peça universal, presente também em acessórios, e com diversos tipos de lavagens, cores e modelagens.


Consultoria: João Braga (professor de História da Moda da FAAP).

Fonte: Levi’s Brasil – História e Herança.


+Saiba mais sobre a História por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da história, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2A6nAaa

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) - https://amzn.to/2Wbw5JF

Box Heródoto: História, de Heródoto (2019) - https://amzn.to/2YDVnBK

As Cruzadas: Uma História, de Jonathan Riley-smith (2019) - https://amzn.to/3bf9HTH

Notre-Dame: A história de uma catedral, de Ken Follett (2020) - https://amzn.to/3dohpMQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM