Recreio

Como surgiu o jazz?

Conheça a história do estilo musical que surgiu a partir das músicas dos trabalhadores negros norte-americanos

Letícia Yazbek Publicado em 02/12/2021, às 15h27 - Atualizado às 15h29

Imagem ilustrativa de um show de jazz - Pixabay
Imagem ilustrativa de um show de jazz - Pixabay

Mistura cultural

O jazz surgiu entre 1890 e 1910, em Nova Orleans, uma das regiões mais pobres dos Estados Unidos. As principais influências foram as canções de trabalho dos negros, populares na década de 1840. Naquela época, Nova Orleans era marcada por uma mistura entre as culturas negra e branca e entre as músicas clássica e popular – foi essa mescla que fez o jazz surgir!

Sopro forte!

Esse estilo é marcado pelo improviso e por vários ritmos que se sobrepõem uns aos outros. Os instrumentos de sopro de metal, como o saxofone, o trompete e o trombone, são muito importantes no jazz. Outros que também marcam presença são o piano, a bateria, o contrabaixo e a guitarra.

Primeiros nomes

O termo jazz começou a ser usado no começo da década de 1920. O novo estilo já chegava a outras cidades norte-americanas, como Nova York e Chicago, onde surgiram os primeiros nomes desse tipo de música – Original Dixieland Jass Band e Original Creole Jazz Band, por exemplo. Outros músicos importantes foram Louis Armstrong, Benny Goodman, Bix Beiderbecke e Fats Waller.

Novas experiências

As transformações não pararam: no fim dos anos 1940 veio o cool jazz, nascido em Nova York. Com músicas mais lentas e notas mais espaçadas, logo caiu no gosto popular. Cerca de 20 anos depois viria o free jazz, influenciado pelo bebop – fase mais experimental do jazz, em que as músicas contavam com ritmo irregular e improvisos.

Ritmo rápido

Na década de 1930 apareceu um tipo mais popular de jazz, chamado de swing – era um ritmo mais dançante e animado. Por volta de 1945 veio ainda um novo estilo: o bebop, que trazia melodias mais complexas e ritmo acelerado. Mais tarde, ele se transformou no hardbop, um pouco mais agressivo

Até hoje!

Com o surgimento de outros estilos musicais, como o rock e o pop, o jazz começou a ganhar novas características, misturando-se a esses ritmos. Ele também passou a usar elementos eletrônicos, dando origem ao jazz contemporâneo. Alguns artistas desse estilo são Jamie Cullum, Michael Bublé e Norah Jones.

Você sabia?

O Dia Internacional do Jazz é comemorado em 30 de abril. A data foi escolhida em 2012 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para lembrar a importância desse estilo musical.

Grandes sucessos

Glenn Miller foi um dos principais nomes do jazz e atingiu o auge da fama entre 1939 e 1942. Outros músicos importantes foram Miles Davis, Bill Evans, Thelonious Monk, John Coltrane, Gerry Mulligan, Ella Fitzgerald e Frank Sinatra. Eles tocavam vários estilos de jazz, de acordo com a época.