Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Como era a vida nos anos 80?

Quase 40 anos atrás começava uma década em que tudo era cheio de cor e exagerado

Letícia Yazbek Publicado em 07/06/2022, às 13h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "Stranger Things" - Divulgação/ Netflix
Cena de "Stranger Things" - Divulgação/ Netflix

Multicolorido

O jeito de se vestir era bem diferente do atual: usava-se muito macacão, ombreiras, suspensórios e gravatas coloridas. As peças tinham cores fortes, mangas bufantes e tecidos com pregas e drapeados. Também eram comuns calças de cintura alta e acessórios de academia no dia a dia, como polainas. Não faltavam tênis ou sapatos coloridos (até de plástico).

Max e Eleven
Max e Eleven em cena da terceira temporada de "Stranger Things". Crédito/Divulgação/Netflix

Cheio de gel

A moda nos anos 1980 era usar cortes de cabelo assimétricos, com os fios bagunçados e volumosos.
Franjas e topetes eram bastante frequentes, e o efeito molhado com gel era uma tendência. Os principais acessórios reuniam prendedores de cabelo e faixas, sempre coloridos e chamativos.

Entre os homens, um dos cortes de cabelo mais populares era o mullet, curto na frente e dos lados, e comprido na parte de trás. Usar bigode comprido e barba aparada era outra moda. 

Billy Stranger Things
Billy em cena de "Stranger Things". Crédito/Divulgação/Netflix

Desenhos incríveis

Os programas de auditório e as novelas ocupavam grande espaço na TV brasileira. Também eram transmitidas séries internacionais, como "Alf e Os Muppets", e desenhos animados – "ThunderCats" e
"Tartarugas Ninjas", por exemplo.

Tartarugas Nijas
Tartarugas Ninjas. Crédito/Divulgação/Netflix

Programas infantis, como "Xou da Xuxa" e "Balão Mágico", faziam sucesso.

Clássicos do cinema

Muitos filmes dos anos 1980 ainda são exibidos por canais de TV. "De Volta para o Futuro", "E.T". e longas das franquias "Star Wars", "Star Trek" e "Indiana Jones" foram alguns dos principais. Outros impor tantes são "Flashdance", "Karatê Kid" e "Os Caça-Fantasmas". Animações como "O Cão e a Raposa" também foram criadas naquela década.

Star Wars
Imagem promocional de "Star Wars". Crédito/Divulgação/Lucasfilm

E as brincadeiras?

Sem celular e internet, as brincadeiras nos anos 1980 não se pareciam com as de hoje em dia. Pião, bola de gude, cama de gato e cubo mágico eram populares. Os bonecos de super-heróis e da linha Playmobil também faziam sucesso.

E sabia que já existiam videogames? O console Atari surgiu em 1974 e o NES (Nintendo Entertainment System), em 1985.

Atari
Atari. Crédito/Divulgação/wikipediacommons

Vida off-line

A internet ainda estava em desenvolvimento – ela só começou a se popularizar na década de 1990. O primeiro celular disponível para a população, o Motorola DynaTAC, é de 1984, mas poucos tinham o aparelho. Já as T Vs de tubo eram comuns – a qualidade do sinal era boa, mas ainda não havia LCD, plasma e LED. Para ouv ir música, usava-se a fita cassete.

Motorola DynaTAC
Motorola DynaTAC. Crédito/Divulgação/ Museum Digital

Pop e rock

A década de 1980 foi marcada pelo crescimento do rock, heavy metal e hard rock. "Guns N’ Roses", "Bon Jovi" e "Metallica" estavam entre as bandas de sucesso. Além disso, o pop de "Madonna" e "Michael Jackson" e espalhava pelo mundo. No Brasil, "Legião Urbana", "Roupa Nova" e "Titãs" reuniam multidões em festivais de música.

Madonna
Capa do álbum "Like a Virgin". Crédito/Divulgação/ Sire Records