Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Civilizações

Como era a vida dos primeiros humanos?

Os humanos primitivos não viviam o tempo todo em cavernas, não caçavam dinossauros nem puxavam as mulheres pelos cabelos

Shirley Paradizo Publicado em 27/02/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de pessoas pré-históricas - Pixabay
Imagem ilustrativa de pessoas pré-históricas - Pixabay

Os primeiros homens que surgiram na face da Terra viviam num mundo perigoso e hostil. Os perigos estavam por todos os lados. Além de animais ferozes, eles precisavam lidar com as forças da natureza. Ora subiam as montanhas para fugir de inundações, ora corriam morro abaixo para escapar das erupções dos vulcões. O solo onde pisavam tremia muitas vezes com terríveis terremotos. Mas eles sobreviveram e por isso nós estamos aqui hoje.

Cadê os dinos?

Ao contrário do que vemos em desenhos e filmes, os homens primitivos não viveram na mesma época dos dinossauros. Quando eles apareceram (mais ou menos 40 mil anos atrás), esses animais já estavam extintos há cerca de 65 milhões de anos.

Vida em família

Sabe aquela história de que homem primitivo puxava os cabelos das mulheres para mostrar que mandavam em tudo? Não é verdade. De acordo com pesquisadores, isso não passa de lenda. As mulheres costumavam até acompanhar os homens nas caçadas.

Grandes caçadores

Esta turma adorava comer ervas, sementes, frutas e carne de caça. Para conseguir alimento, os homens primitivos passavam vários dias explorando locais distantes e muitos deles se perdiam no caminho ou eram atacados por animais ferozes.

Que fome!

Eles assavam a comida em fogueiras ou cozinhavam em panelas feitas a partir da pele de animais. Após a refeição, limpavam os dentes usando tocos de madeira e tomavam banho no rio.

Doce lar

Os homens pré-históricos não costumavam viver sós em cavernas. A maioria morava em cabanas feitas de peles, ossos e pedras. E sempre em comunidade, sendo raro viverem isolados.

Vida agitada

O pessoal da Idade da Pedra namorava, tinha família, tocava instrumentos e viajava muito em busca de lugares onde poderia encontrar mais comida e montar a aldeia.

Você sabia?

O Homo erectus foi o primeiro humanoide a controlar o fogo. Ele acendia chamas batendo uma pedra na outra e usava as fogueiras para se aquecer, afugentar animais e endurecer as pontas das lanças.