Viva a História | Viva a História

Arte pré-histórica: Saiba tudo sobre a pintura rupestre

A arte rupestre foi uma das primeiras formas de comunicação. Ela está presente até hoje em todos os continentes

sexta 1 novembro, 2019
Foto:Getty Images

Há muuuito tempo

A arte rupestre é o conjunto de desenhos, pinturas e inscrições feitas pelo homem pré-histórico, há cerca de 40 mil anos, nas paredes de cavernas ou nas superfícies de grandes rochas. Os especialistas não sabem com certeza qual a função dessas imagens. Mas, hoje, elas são muito importantes para o estudo da pré-história, pois fornecem dados e informações sobre os costumes e o modo de vida dessa época.

Veja mais

Várias figuras

Os desenhos representavam animais e pessoas em cenas do cotidiano, como caça, agricultura e dança, além de eventos como o nascimento de um bebê ou a morte de alguém. Os animais retratados eram aqueles que serviam de alimento ou que atacavam o espaço habitado pelos homens, como bisontes, cavalos, mamutes e cervos. Também eram feitos desenhos geométricos, como círculos, pontos, cruzes e espirais – o significado desses símbolos ainda é cheio de mistério. Em outros casos, eram feitas marcas das mãos nas paredes.

Que tinta é essa?

As pinturas eram feitas a partir de diferentes materiais, como terra, argila, sangue de animais e pigmentos obtidos de plantas, minerais e carvão vegetal. As cores predominantes eram preto, vermelho, laranja, amarelo e marrom. Eram utilizados os dedos ou pincéis feitos com pelos de bichos.

Significado especial

Os desenhos também tinham uma função importante para os rituais religiosos. Algumas pesquisas já mostraram que as cavernas onde eram feitas a arte rupestre não eram próximas às aldeias onde os homens viviam. Por isso, os pesquisadores acreditam que os homens pré-históricos encaravam essa atividade como algo que tinha um significado maior e precisava de um lugar especial.

Atividade poderosa

Outros especialistas afirmam que os homens pré-históricos acreditavam no poder das imagens que desenhavam. Eles imaginavam que, criando imagens de presas em situações de caça, conseguiriam caçar animais reais.

Como as pinturas foram feitas em lugares isolados, dentro de cavernas, grande parte delas resistiu ao tempo. Elas podem ser vistas em vários lugares do mundo:

As mais antigas

As pinturas rupestres mais famosas e antigas foram encontradas na Espanha e na França. Os desenhos da Caverna de Chauvet, na França, foram feitos há cerca de 32 mil anos. Eles representam leões, rinocerontes, mamutes e seres humanos, em tinta preta. Já as pinturas das grutas de El Castillo e Altamira, no norte da Espanha, devem ter sido feitas há cerca de 40 mil anos. Elas retratam cervos, bisões e cavalos, além de mãos humanas, e foram feitas na cor vermelha.

No Brasil também!

É possível encontrar manifestações de arte rupestre em todo o território brasileiro. Um dos sítios arqueológicos mais estudados fica no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Lá, podem ser encontradas imagens coloridas que representam cenas cotidianas.

 

Consultoria: Francisco de Castro Bonfim Junior (professor de Paleontologia da UESC) e Jorge Eremites de Oliveira (professor do Departamento de Antropologia e Arqueologia).

Letícia Yazbek
Leia Mais:

Assine e Ganhe

FAMOSOS

  1. 1 Nem sempre os livros contam histórias inventadas. Confira cinco sugestões de obras baseadas em fatos reais 5 livros sobre histórias reais
  2. 2 Qual é a importância da música na nossa vida?
  3. 3 Quando usar mais e mas?
  4. 4 5 livros sobre a felicidade
  5. 5 A poluição do plástico no meio ambiente