Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Monarcas

De Alexandre, o Grande a Elizabeth I: 8 monarcas famosos da História do mundo

Conheça alguns dos monarcas que se destacaram na história de seus países

Lucas Vasconcellos Publicado em 29/01/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth I, da Inglaterra - Pixabay
Rainha Elizabeth I, da Inglaterra - Pixabay

1. Alexandre, o Grande

Alexandre III da Macedônia, conhecido como Alexandre, o Grande, foi rei do reino grego antigo da Macedônia entre 336 e 323 a.C.. Ele herdou do pai um reino forte e um exército experiente. Alexandre se destacou pelas táticas avançadas e pela rapidez com que atravessava grandes territórios. Teve planos grandiosos, conquistou muitas terras e ficou conhecido como um dos mais importantes militares do mundo antigo.

2. Akhenaton

Também conehcido como Amenófis IV, ele foi um importante faraó egípcio, que reinou aproximdamente entre 1352 a.C. a 1336 a.C.. Seu governo foi conturbado, mas cheio de mudanças em relação à tradição egípcia. Ele se autoproclamou representante do deus Aton, abandonando o tradicional politeísmo e estabelecendo a adoração a um único deus. Akhenaton foi pai de Tutancâmon, o faraó menino.

3. Carlos Magno

Primeiro imperador do Sacro Império Romano, Carlos Magno reinou de 768 a 814. Por meio de uma série de campanhas militares violentas, construiu um enorme império, que englobava os atuais territórios da França, Alemanha, Holanda, Hungria, Itália e parte da Espanha. Também ajudou a definir a Europa Ocidental e a Idade Média na Europa.

4. Henrique VIII

Todo-poderoso da Inglaterra de 1509 a 1547, Henrique VIII chegou ao extremo do absolutismo e rompeu com a Igreja Católica, tornando-se líder da Igreja Anglicana — aqueles que permaneceram católicos foram reprimidos e perseguidos. Henrique também é conehcido por ter se casado seis vezes, na tentativa de ter um herdeiro homem.

5. Elizabeth I

Filha de Henrique VIII com uma de suas esposas, Ana Bolena, Elizabeth I assumiu o trono da Inglaterra em 1558, sucedendo sua meia-irmã, Maria, e reinou até sua morte, em 1603. Estebeleceu definitivamente a Igreja Anglicana no país, mas era mais tolerante em questões religiosas. Em seu reinado, a Inglaterra se tornou a maior potência econômica, cultural e política da Europa na época.

6. Luís XIV

Também conhecido como Rei Sol, Luís XIV governou a França no mais longo reinado da história da monarquia europeia — de 1643 a 1715. Ele se tornou um dos monarcas franceses mais poderosos da História e consolidou o sistema da monarquia absoluta, que durou até a Revolução Francesa. Além disso, fez do Exército francês o mais poderoso da Europa.

7. Napoleão Bonaparte

Napoleão foi o líder político e militar que governou a França durante os estágios finais da Revolução Francesa, de 1789 a 1799. Aproveitando a crise que ocorria no país no fim do século 18, fortaleceu o Estado francês e defendeu ideias liberais, que enfraqueciam seus adversários absolutistas. Tomou o poder com um golpe de Estado, foi nomeado imperador pelo Senado e conquistou um vasto território.

8. Meiji

Entre 1867 e 1912, o imperador Meiji fez uma verdadeira revolução no Japão. Quando seu reinado começou, o país era uma nação simples, que se mantinha isolada dos outros país. No fim, havia se tornado uma grande potência mundial moderna. Meiji abriu as fronteiras para o resto do mundo, criou um novo sistema de ensino, instaurou um sistema de governo moderno e instituiu uma nova constituição.


+Saiba mais sobre a História por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da história, de Vários autores (2017) — https://amzn.to/2A6nAaa

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) — https://amzn.to/2Wbw5JF

Box Heródoto: História, de Heródoto (2019) — https://amzn.to/2YDVnBK

As Cruzadas: Uma História, de Jonathan Riley-smith (2019) — https://amzn.to/3bf9HTH

Notre-Dame: A história de uma catedral, de Ken Follett (2020) — https://amzn.to/3dohpMQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited — Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM