Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Personagens

Conheça 7 grandes exploradores do mundo

Conheça um pouco mais sobre alguns dos mais importantes exploradores que desbravaram o nosso planeta em grandes aventuras

Bruna Cardoso Publicado em 15/10/2021, às 08h00 - Atualizado às 11h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato do explorador Vasco da Gama - Wikimedia Commons
Retrato do explorador Vasco da Gama - Wikimedia Commons

A vontade de chegar a lugares novos e distantes, além do desejo de aumentar as atividades comerciais, fez com que diversos exploradores encarassem jornadas incríveis pelo mar. Conheça alguns deles!

1. Rumo ao Oriente

O português Vasco da Gama (1469 - 1524) nasceu na cidade de Sines e passou o início da vida estudando astronomia, matemática e navegação. Nos mares, teve um papel muito importante: conseguiu chegar às Índias navegando ao redor do continente africano, numa viagem entre 1497 a 1499. Graças a ele, os portugueses puderem fazer negócios na região do Oceano Índico. Vasco da Gama ainda recebeu, da coroa portuguesa, o cargo de Vice-rei da Índia.

2. Alerta viking

Não existem muitos registros sobre a vida de Leif Ericson (970 - 1020), considerado um herói para os vikings (povo que viveu no norte da Europa). Ele foi um explorador islandês, conhecido como descobridor da América do Norte — chegou ao Canadá cerca de 500 anos antes de Cristóvão Colombo atingir a América. Leif Ericson também descobriu a Groenlândia, onde fundou duas colônias nórdicas.

3. Pela segunda vez

A vida do explorador italiano Cristóvão Colombo (1451 – 1506) é cheia de dúvidas. Tudo o que se conhece sobre ele foi escrito pelo filho, Fernando Colombo. No entanto, sabe-se que Colombo liderou uma frota de navios que percorreu o Oceano Atlântico, chegando ao continente americano em 12 de outubro de 1492. Ele também explorou territórios que viriam a ser Antilhas, Cuba, Jamaica e Porto Rico.

4. Planeta redondo?

Fernão de Magalhães (1480 – 1521) foi um explorador português, nascido na pequena vila de Sabrosa. A serviço da coroa espanhola, ele planejou e comandou a primeira expedição de circum-navegação pela Terra, entre 1519 e 1522. Essa aventura comprovou, por observação, que nosso planeta tem formato esférico. O explorador morreu no meio da viagem durante um conflito com nativos das atuais Filipinas. Após a morte, o espanhol Juan Sebastián Elcano assumiu o comando da expedição.

5. Livro importante

Marco Polo (1254 – 1324) nasceu em Veneza (Itália) e, ao lado do pai (Niccolò Polo) e do tio (Maffeo Polo) viajou por cerca de 20 anos pela Ásia, entre 1272 e 1292. Ele escreveu um relato sobre a jornada, que se tornou, na época, uma das mais completas fontes de informações sobre o extremo Oriente. As aventuras são contadas em histórias, relatos e descrições que até hoje surpreendem. Você sabia, por exemplo, que a família Polo despertou muita curiosidade no imperador chinês Kublai Khan? Ele comandava o maior império daquela época!

6. Terra à vista!

Nascido na vila de Belmonte, o português Pedro Álvares Cabral(1467 – 1520) não tinha muita experiência náutica. A expedição de 1500, que acabou chegando ao Brasil, deveria ter sido comandada por Vasco da Gama, que, por motivos de saúde, desistiu da viagem e indicou Cabral para substituí-lo. Tratava-se de uma frota com 13 navios, oficialmente com destino ao Oceano Índico, que sofreu um desvio e desembarcou por aqui.

7. Que frio!

Apaixonado pelo Ártico, Robert Bartlett (1875 – 1946) nasceu em Brigus (Canadá). As regiões polares, que eram o limite da exploração humana, não o assustavam. Tanto que, atualmente, ele é considerado um dos principais exploradores da região, com mais de 40 expedições ao longo de 50 anos. Essas viagens eram muito difíceis, por causa das baixíssimas temperaturas e das dificuldades de abastecimento.

Os desconhecidos

Muitos exploradores seguiam acompanhados por pessoas de condição social inferior, que não costumam ser lembradas. Mas elas também foram importantes para que as expedições acontecessem, pois trabalhavam nas embarcações e até serviam de conselheiros para o comandante da viagem.


Consultoria: Luiz F. de Freitas Tavares (bacharel e licenciado em História pela UERJ).


+Saiba mais sobre a História por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da história, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2A6nAaa

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) - https://amzn.to/2Wbw5JF

Box Heródoto: História, de Heródoto (2019) - https://amzn.to/2YDVnBK

As Cruzadas: Uma História, de Jonathan Riley-smith (2019) - https://amzn.to/3bf9HTH

Notre-Dame: A história de uma catedral, de Ken Follett (2020) - https://amzn.to/3dohpMQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM