Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

200 anos da Independência do Brasil: coração de Dom Pedro I veio para o Brasil para comemorações

O órgão de Dom Pedro I chegou ao solo brasileiro depois de mais de 180 anos longe

Sofia Luppi Publicado em 07/09/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dom Pedro I em pintura - Wikimedia Commons
Dom Pedro I em pintura - Wikimedia Commons

Em 2022, foi celebrado os 200 anos da Independência do Brasil e algumas comemorações foram planejadas para a data. Entre os festivos, Portugal confirmou que o coração de Dom Pedro I estará em terras brasileiras para a ocasião. O programa “Fantástico” repercutiu a confirmação do empréstimo do órgão.

O atual prefeito da cidade do Porto, Rui Moreira, foi o responsável por autorizar o translado do coração e enfatizou ao programa que irá acompanhar o transporte. Ele também explicou que as datas ainda serão combinadas.

Autorizo que o coração de Dom Pedro, primeiro imperador do Brasil, seja transladado para o Brasil em datas a acertar entre o meu gabinete e o Palácio Itamaraty. Serei eu mesmo a garantir e acompanhar o transporte deste importante tesouro da cidade”, revelou Rui Moreira. 

PRESERVAÇÃO

Há mais de 180 anos o órgão vem sendo preservado pelos portugueses. Ele fica armazenado num mausoléu da igreja Irmandade da Lapa, que foi fundada no século XVIII.

Para acessar o coração do primeiro imperador do Brasil é preciso de cinco chaves e as mesmas estão com o prefeito da cidade. 

POR QUE O CORAÇÃO ESTÁ SEPARADO DO CORPO?

Poucos sabem, mas D. Pedro I fez um pedido em seu testamento: ele queria que seu coração ficasse na cidade do Porto, em Portugal, segundo uma reportagem de 2019 do Jornal Opção. 

O motivo desse desejo seria por conta de que o monarca viveu por 13 meses na cidade e foi lá que travou um conflito com seu irmão Dom Miguel I.  Essa ligação afetiva de Pedro com o município fez com que ele quisesse deixar um pedaço seu lá, e no caso, foi o coração.

Vale lembrar que em 1972, os demais restos mortais do imperador chegaram no Brasil e estão localizados na cripta do Monumento à Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo