Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Viva a História

10 objetos do dia a dia que foram inventados na China

Confira alguns itens que usamos ainda hoje foram criados pelos chineses

Lucas Vasconcellos Publicado em 05/02/2021, às 09h45 - Atualizado às 16h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de escovas de dente - Pixabay
Imagem ilustrativa de escovas de dente - Pixabay

1. Papel

O tataravô do papel que utilizamos hoje foi criado no ano 105, pelo chinês Cai Luin. O objeto era feito a partir da massa de fibras de árvores e trapos cozidos e esmagados. A mistura que surgia era posta em uma peneira para secar. Já o papel do caderno, por exemplo, começou a ser desenvolvido no século 19, quando os trapos foram substituídos por madeira. E sabia que antes da invenção de Cai Luin, foram utilizados outros materiais? Os gregos antigos, por exemplo, usaram pergaminhos feitos a partir da pele dos carneiros. 

2. Sorvete

Cerca de 4 mil anos atrás surgia na China o sorvete. O doce gelado da época era uma mistura de mel, suco de frutas e neve! Com o tempo, novos ingredientes foram acrescentados, como o leite e a farinha de arroz. O responsável por espalhar a guloseima pelo mundo foi o italiano Marco Polo. No século 13, depois de ir à China, ele voltou com a ideia para a Europa — o sorvete foi sendo aprimorado para o doce que comemos hoje.

3. Escova de dentes

Um graveto com as pontas desfiadas foi encontrado em uma tumba egípcia. Acredita-se que o instrumento tenha aproximadamente 5 mil anos. Embora lembre uma escova de dentes, o primeiro utensílio similar ao que usamos hoje foi criado em 1490 pelos chineses. A escova dental antiga era feita com pelos de porcos, amarrados a um bambu ou osso. Depois da China, o objeto se tornou popular na Europa. Mas, ao contrário de hoje em dia, todas as pessoas que moravam na mesma casa utilizam uma única-escova-de-dentes.

4. Bússola

A origem desse objeto data de cerca de 2 mil anos — os chineses utilizavam um pedaço de metal, que era esfregado em um pedra magnetita (mineral com características magnéticas). Depois de esfregado, o metal apontava para uma exterminada (norte ou sul). Contudo, alguns pesquisadores acreditam que a bússola foi uma invenção que pode ter surgido, ao mesmo tempo, entre outros grupos, como os árabes.

5. Notas de papel

Há mais de mil anos, durante a dinastia Tang, começaram a ser utilizadas na China notas de papel. O objetivo era diminuir o peso carregado por comerciantes (antes eles usavam moedas). Porém, a ideia se tornou popular um tempo depois, no momento que houve corte de cobre (material usado para fabricação de moedas) e era necessário colocar algo em circulação.

6. Sino

Ele foi inventado há cerca de 4.600 anos. A princípio, o instrumento era usado para comunicar a todos sobre o horário, avisando aos trabalhadores que o turno havia chegado ao fim. Mais tarde, o sino se popularizou no restante da Ásia e só depois na Europa.

7. Fogos de artifício

A criação dos fogos de artifício é atribuída a um alquimista chinês. Aproximadamente 2 mil anos atrás, ele misturou as substâncias salitre, enxofre e carvão. Esperou secar e a mistura gerou um pó preto, que produzia bastante fumaça. No início, os fogos eram usados como arma para matar pessoas. Apenas no século 12 o elemento passou a ser utilizado para shows.

8. Cardápio

Ir ao restaurante, olhar para o cardápio e escolher o que comer. Se não fosse pelos chineses, talvez o processo não fosse tão simples. Por volta de mil anos atrás, essa solução foi criada, durante a Dinastia Song. E a ideia original era a mesma de hoje: descrever os muitos alimentos disponíveis para comer.

9. Dominó

Acredita-se que o dominó tenha sido criado pelo soldado chinês Hung Ming, entre 243 e 181 antes de Cristo. O dominó criado na China tem 21 combinações. Na Europa, o jogo ganhou sete peças a mais — até hoje o dominó que jogamos conta com 28 peças.

10. Pipa

Há mais ou menos 3 mil anos foi criada a pipa. Esse objeto voador está ligado à religião e mitologia — era usada para chamar a atenção dos deuses e por diversas vezes tinha a forma de pássaro. Em seguida, tornou-se objeto militar: eram liberadas à noite e assustava o inimigo (eles acreditavam serem fantasmas do mal) e acabavam revelando onde o esconderijo.