Recreio
Tecnologia / Mitos

8 mitos e verdades sobre a tecnologia

O computador realmente prejudica a visão? Usar o celular em postos de gasolina é mesmo perigoso? Descubra se essas e outras crenças são verdadeiras ou mentiras

Letícia Yazbek Publicado em 30/04/2021, às 11h30 - Atualizado às 14h44

Imagem ilustrativa de uma pessoa com um tablet na mão - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma pessoa com um tablet na mão - Pixabay

Diversas crenças sobre tecnologia são difundidas por aí como se fossem verdadeiras - e muitas delas não são! Confira algumas delas e tire suas dúvidas de uma vez por todas.

1. É perigoso usar o celular no posto de gasolina

Mito. A ciência não comprovou que a bateria de um celular em funcionamento possa causar explosão. Muitos estados e municípios proíbem o uso do aparelho em postos, mas essas leis seguem recomendações antigas de empresas de combustível e de fabricantes de celulares. Algumas explosões já ocorreram em postos de gasolina, mas nunca surgiu evidências de que a causa dos acidentes tivesse sido o uso do celular.

2. Deixar o celular plugado na tomada destrói a bateria

Mito. Nos aparelhos mais antigos, havia o risco disso acontecer. Mas os smartphones têm um dispositivo de controle que corta a conexão entre o carregador e a bateria quando a carga se completa. Se o carregador continuasse fornecendo energia, a bateria explodiria. Por isso, você pode deixar o celular carregando durante a noite sem se preocupar se a bateria será danificada.

3. Quanto mais megapixels, melhor a qualidade da foto

Mito. Há diversos fatores que interferem na qualidade da foto, como o tamanho e a tecnologia do sensor de imagem, a qualidade das lentes e o software que processa as imagens. Mais pixels em um sensor de câmera digital ou de celular podem até prejudicar a imagem. Isso acontece porque uma grande quantidade de pixels faz com que eles sejam menores e captem menos luz. Aí, as fotos feitas em ambientes com pouca luz podem ficar prejudicadas.

4. Mergulhar um celular molhado no arroz seco pode salvá-lo

Verdade. O arroz é um material que absorve a água do ambiente e é capaz de recuperar um celular molhado. É importante retirar o aparelho da água o mais rápido possível, desmontá-lo e secar todas as partes. Depois, é só deixa-lo mergulhado no arroz durante pelo menos um dia.

5. Esvaziar a lixeira remove um arquivo permanentemente

Mito. Quando deletamos um arquivo e esvaziamos a lixeira, o sistema apaga a ligação que identificava aquele arquivo com o espaço que ele ocupava. Mas o arquivo fica apenas oculto – os bits com as informações ainda estão lá. Existem programas e até empresas que varrem o disco e recuperam os arquivos apagados.

6. Não é bom desligar o computador todos os dias

Mito. Às vezes, costumamos deixar o aparelho em modo de espera para poupar tempo quando formos usá-lo novamente. Mas o ideal é desligar o computador todos os dias. Assim, a máquina completa alguns processos e atualizações e você ainda ajuda a economizar energia.

7. Fechar os aplicativos do celular aumenta a duração da bateria

Verdade. Os sistemas operacionais dos smartphones já diminuíram o uso de bateria de aplicativos inativos. Mas, mesmo assim, alguns apps continuam utilizando a conexão à internet ou o serviço de GPS, por exemplo, mesmo no plano de fundo.

8. Usar demais o computador prejudica a visão

Mito. Não está comprovado o fato de que o computador prejudica a visão. O que acontece é que, quando ficamos muito tempo na frente do computador, o ritmo de piscar diminui. Aí, os olhos ficam ressecados e a visão pode ficar embaçada. Mas isso também acontece quando focamos demais nossa atenção em um objeto, como um livro.