Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Tecnologia / Tecnologia na infância

Quais são os prós e contras do uso de tecnologia desde a infância?

Entenda os riscos e benefícios do uso dessas novas ferramentas

Thaís Mariano Publicado em 18/03/2020, às 10h21 - Atualizado às 10h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uso da tecnologia na infância - Reprodução/Getty Images
Uso da tecnologia na infância - Reprodução/Getty Images

Você já percebeu que, em todos os lugares, as pessoas estão sempre conectadas aos seus celulares ou tablets? Cada vez mais, ao longo dos anos, podemos notar que esse comportamento não é exclusivo dos adultos, mas as crianças também estão aderindo aos próprios aparelhos tecnológicos no dia a dia. Com isso, conseguimos ficar muito mais tempo online, realizando grande parte das nossas atividades pela telinha.

O uso da internet e de aplicativos digitais pode ensinar diversas atividades, ajudando no desenvolvimento da criança. Mas, claro, ele também pode ser perigoso quando utilizado por muitas horas, já que pode aumentar problemas de ansiedade dos jovens, dentre outros aspectos prejudicados. Quer saber mais sobre os pontos positivos e negativos desse tipo de tecnologia? Confira os prós e contras que listamos: 

Positivos                                                 Negativos 
Desenvolve a habilidade e a concentração         Aumento da ansiedade 
Aprendizado de forma lúdica                               “Perda” da conexão com a realidade
Desperta o interesse em outros idiomas             Pode causar vício
Melhora o raciocínio lógico                                  Exposição de informações pessoais
Aumenta as possibilidades de aprendizado        


Diante da lista, podemos entender que a tecnologia, quando utilizada de maneira adequada e sem exageros, pode ser uma ótima aliada na educação das crianças e no desenvolvimento de importantes funções. 

No entanto, é muito importante que os pais estabeleçam um tempo de uso saudável, em uma idade adequada, colocando limites no uso das ferramentas, prestando atenção na segurança dos pequenos e, claro, mostrando sempre o valor de aproveitar momentos desconectados.

Conheça alguns modelos de tablets para as crianças com ótimos preços na Amazon: 

1. Tablet Infantil Galinha Pintadinha 7 Pol 1gb Ram Quad Core Android 7.0 8gb Wifi Criança: Um modelo personalizado da Galinha Pintadinha e com capa de proteção emborrachada, tela de 7 polegadas, acesso W-Fi e 8GB de memória.

Tablets

2. Tablet com Capa, DL, Creative Kids, TX381BLJ, 8GB, 7", Branco/Laranja: Com alça e capa emborrachada de silicone, é ótimo para ser levado para qualquer lugar, comporta jogos e atividades e possui câmera frontal.  

Tablets

3. Tablet Wi-Fi Quad-Core, Multilaser, Disney Frozen, NB315, 16 GB, 7", Colorido: Para presentear uma criança fã de Frozen, nada melhor do que esse tablet super divertido! O modelo possui 16GB de memória, Wi-Fi e uma tela de 7 polegadas, além de uma capa emborrachada para maior proteção.

tablets

4. Tablet Multilaser Disney Mickey Plus+ 16GB 7” Wi-Fi Quad Core Android 8.1 Oreo Câmera Integrada - NB314: Que tal um tablet do ratinho mais amado do mundo? Personalizado com as orelhas do Mickey mouse, possui 16GB de memória, Wi-Fi e câmera integrada.

Tablets

5. Tablet Kid Pad 7Pol 8Gb Quad Core Wi-Fi Rosa Nb195 Multilaser:Tablet Multilaser com capa super resistente, 8GB de memória, acesso Wi-Fi à internet e uma tela de 7 polegadas. 

Tablets

6. Tablet Kids com Capa Bumper, DL, TX394BBV, 8GB, 7'', Branco: Tablet com capa de proteção nas bordas para amortecer o impacto em quedas. 8GB de memória e uma tela ideal de 7 polegadas. 

Tablets

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.