Recreio
Tecnologia / Curiosidades

Por que a caixa-preta dos aviões recebe este nome sendo que ela é laranja?

Descubra a resposta por trás deste questionamento feito por diversas pessoas ao redor do mundo

Daniela Bazi Publicado em 20/11/2020, às 18h57 - Atualizado às 19h03

Caixa-preta de um avião - Wikimedia Commons
Caixa-preta de um avião - Wikimedia Commons

Na televisão, frequentemente ouvimos falar sobre a famosa caixa-preta dos aviões que guarda todas as informações da cabine dos pilotos, além de todos os dados do vôo como a altitude, localização, velocidade e entre outros. Este item é de extrema importância para, caso algum acidente aconteça, os investigadores poderem descobri a possível causa da tragédia. Mas, por que ela é chamada de caixa-preta sendo que sua cor é laranja?

Sua coloração chamativa foi escolhida exatamente para que ela possa ser encontrada mais facilmente em meio aos destroços de um avião que caiu. A caixa normalmente é localizada na cauda da aeronave, sendo feitas de materiais extremamente resistentes, que aguentam temperaturas de até 1.100°C e impactos de 500 km/h.

O nome surgiu graças aos pilotos da Força Aérea Britânica durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, eles chamavam de caixa-preta qualquer novo artefato instalado nas naves que tivesse uma função desconhecida e cujo interior não poderia ser visto.

Também existem algumas teorias onde dizem que o nome também pode ter surgido de um outro equipamento utilizado pelos britânicos, que servia de radar e ajudava com que os pilotos pudessem ter uma visão melhor do céu através das nuvens ou no escuro onde este item, realmente, era guardado em uma caixa da cor preta.