Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Tecnologia / Notícias

O que são fake news?

Entenda o que significa o termo e saiba como combater e evitar essa prática

Lucas Vasconcellos Publicado em 10/06/2020, às 13h00 - Atualizado às 19h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Imagine a seguinte situação: você está na internet e, de repente, vê uma notícia compartilhada por alguém, dizendo que o seu youtuber preferido não vai mais fazer vídeos. Ao clicar, você encontra um texto sobre o caso e também compartilha a informação. Em seguida, descobre que aquilo é mentira. Essas reportagens são conhecidas como fake news (notícias falsas, em inglês) – elas sempre existiram, mas se tornaram mais comuns com o uso das redes sociais.  

Não é uma tarefa fácil descobrir se uma notícia é falsa. Os sites que produzem esse tipo de conteúdo buscam atrair cliques. Aí, para enganar o leitor, usam truques, como copiar a marca e a aparência de veículos tradicionais, e até criar um nome parecido. 

Fique esperto

O jornalismo possui uma expressão chamada furo: ela é usada para se referir a reportagens exclusivas, que apenas um jornal, revista ou site conseguiu fazer. Mesmo assim, quando a notícia inédita é dada por um único veículo de comunicação, outros nomes da imprensa começam a falar sobre a mesma história. Essa é uma boa forma de confirmar se uma notícia é mesmo verdadeira: vá até o Google, pesquise o assunto e escolha a aba notícias para ver o que já foi falado pela imprensa sobre o assunto.

Por dentro do tema

No dia a dia, muitas vezes, lemos apenas o título de um post em redes sociais e acreditamos já saber tudo sobre o assunto. A verdade é que, sem ler a reportagem, você não pode estar bem informado. Se algo chamou sua atenção, clique para ler as outras informações – sem isso, é quase impossível saber o que é verdade ou mentira.

Existem sites especializados em desvendar boatos. Em português, uma opção é o E-farsas. Em inglês, uma boa escolha é o Snopes. O Facebook também criou uma ferramenta para detectar fake news, mas ela ainda não está disponível no Brasil.

Mais dicas para evitar fake news:

Desconfie se o texto ou as imagens do site estiverem bagunçados.

– Preste atenção no endereço do site. Se ele não for compatível ao nome da marca na página, desconfie!

– Muitas vezes, os textos mentirosos não são assinados.

– Confira a data de publicação da notícia – pode ser algo que aconteceu anos atrás.

– Se a reportagem que você está lendo não tiver entrevistas ou não citar nomes de pessoas especializadas no assunto, é melhor não acreditar no que está escrito.

– As fake news costumam ter muitos erros de português.

– A história parece muito fantasiosa? Melhor procurar mais informações.

– Leia outras coisas publicadas pelo veículo para entender como as notícias costumam ser tratadas ali.