Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Tecnologia / Tecnologia

O que é o teste de QI?

Existe um teste muito conhecido no mundo todo: é o quociente de inteligência ou QI. Mas para que ele serve?

Redação Publicado em 13/02/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação Dexter - Divulgação/Cartoon Networl
Cena da animação Dexter - Divulgação/Cartoon Networl

O teste de quociente de inteligência (QI) é formado por uma série de avaliações: inclui atividades verbais (memorização de palavras, por exemplo) e não verbais (reproduzir figuras e completar imagens, entre outros).

A partir disso, os cientistas avaliam se quem está sendo testado consegue processar as informações que recebe ou até se concentrar, por exemplo.

Para quê serve?

Muita gente acha que quem recebe um resultado alto em um teste de QI é mais inteligente do que as outras pessoas. Mas a ideia do teste não é essa! O quociente de inteligência é uma medida usada por profissionais da saúde para descobrir se alguém (adulto ou criança) tem problemas que dificultem o aprendizado, por exemplo. Se o resultado der abaixo da média, outros testes serão feitos.

E a inteligência?

É errado dizer que o teste de QI mede a inteligência das pessoas, pois o conceito de inteligência não é baseado só no que você aprende na escola ou na quantidade de livros que leu na vida, por exemplo. O ser humano está cheio de outras características que precisam ser levadas em consideração na hora de falar sobre a inteligência de cada um.

O teste de QI é aplicado no consultório de um neuropsicólogo (profissional que estuda o cérebro e o comportamento humano). Ele dura algumas horas e o resultado sai no mesmo dia: a medida considerada normal fica entre 80 e 120 pontos. Se der abaixo disso é preciso que um médico faça uma nova avaliação para saber o que está acontecendo com o paciente. Resultados maiores mostram que a pessoa pode ter maior facilidade de prendizado. Mas isso não quer dizer que ela é um gênio!