Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Tecnologia / Invenções

Como as geladeiras funcionam?

Entenda tudo sobre este eletrodoméstico tão importante para nossas casas

Maria Carolina Cristianini Publicado em 08/10/2021, às 10h00 - Atualizado às 10h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma geladeira - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma geladeira - Pixabay

A substância refrigerante (composta por flúor, hidrogênio e carbono) percorre diversos tubos, alternando o estado entre líquido e gasoso. Um desses tubos fica na parte de trás da geladeira, escondido por um plástico: a substância, em forma de gás, deixa o congelador e segue para o final do aparelho.

Lá embaixo, o gás é sugado pelo compressor e passa por um espaço bem apertado. Com isso, a pressão dele aumenta e a temperatura sobe para até 120ºC!

O passo seguinte é o condensador, formado por uma longa serpentina — sistema de mangueiras — na parte de trás da geladeira. No trajeto, o gás libera o calor acumulado e volta a ser líquido.

No final da serpentina, o líquido atravessa um filtro, que retém impurezas. Então, chega ao capilar, tubo com cerca de 1 metro comprimento e apenas 0,2 milímetros de espessura, e sobe até o congelador.

Lá no alto está o evaporador, tubo mais largo que o capilar. A diferença de tamanho entre os canos dá espaço para que o líquido se expanda. Então, ele perde pressão e vira gás outra vez.

É na hora da evaporação que a substância refrigerante retira mais calor dos alimentos – por isso, a transformação rola no congelador, que atinge 12ºC negativos. O gás gelado circula pelo congelador e desce para a geladeira. Então, volta para o tubo que segue até o compressor – e o processo recomeça.

Um isolante térmico, parecido com uma espuma, é injetado entre as duas camadas de plástico que formam as paredes da geladeira. Isso evita que o calor do ambiente entre no aparelho.