Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Chocolate

Como o chocolate é produzido?

Entenda como funciona o processo para transformar o cacau em um dos doces mais amados do mundo: o chocolate!

Débora Zanelato e Maria Carolina Cristianini Publicado em 09/12/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de raspas de chocolate - Pixabay
Imagem ilustrativa de raspas de chocolate - Pixabay

O começo de tudo está no cacau — é dele que vem o chocolate. A fruta é quebrada e as sementes são retiradas. Após torradas e trituradas, elas dão origem à manteiga de cacau e a um líquido grosso, marrom e amargo, chamado licor de cacau — os dois produtos são usados na produção, dependendo do tipo de chocolate desejado.

O chocolate amargo leva licor de cacau e não contém leite. Já o meio amargo tem licor de cacau, manteiga de cacau e açúcar. O chocolate ao leite contém leite, açúcar, manteiga de cacau e menos licor de cacau do que o amor e o meio amargo. O chocolate branco leva leite, açúcar e manteiga de cacau (não tem licor de cacau).

Nas indústrias, o primeiro passo é fazer a massa do chocolate que, em geral, leva manteiga de cacau,  licor de cacau, leite, além do açúcar, que recebe um tratamento: tem os cristais quebrados até ficarem tão pequenos que nosso paladar não consegue senti-los. Isso deixa o chocolate mais macio.

Um dos truques para fazer chocolate está no processo de temperagem, em que a temperatura da massa (ainda derretida) é reduzida a 24 graus Celsius, por um sistema de agitação. A técnica evita que o chocolate pronto derreta nas suas mãos.

A seguir, bastar dar o formato desejado, endurecer a massa e embalar. E sabia que, ao sair da fábrica, o chocolate continua um pouco mole? Leva cerca de 48 horas para que ele endureça e possa ser vendido.

Para fazer o chocolate aerado, aquele cheio de bolhas por dentro, a técnica é diferente. O chocolate recebe gás nitrogênio e passa por máquinas que vibram. Quanto maior a vibração, mais bolhas o chocolate terá.