Recreio
Tecnologia / Computador

5 momentos que marcaram a história do computador

Você se diverte em uma máquina que cabe na mesa do seu quarto? Nem sempre foi assim... No começo, computadores ocupavam espaços enormes! Veja os principais momentos dessa trajetória

Lucas Vasconcellos Publicado em 24/12/2020, às 10h05 - Atualizado às 11h05

Imagem ilustrativa de uma pessoa utilizando um notebook - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma pessoa utilizando um notebook - Pixabay

O primeiro

Nada parecido com os modelos que existem hoje em dia, o Difference Engine, como é chamado o primeiro computador, foi criado em 1822 pelo inglês Charles Babbage. A função da máquina era fazer cálculos com menos erros e imprimi-los. O tamanho do aparelho assustava: 8 metros de altura e cerca de 4 toneladas.

Em cima da mesa

O Kenbak-1, criado pelo norte-americano John Blankenbaker, em 1971, foi o primeiro computador doméstico — era voltado para quem trabalhava com números. Mas ele não vendeu tão bem quanto o Altair 8800, de 1975, inventado por Ed Roberts. Os dois faziam equações matemáticas, tinham sistema de luz para indicar o que era feito e cabiam em cima de uma mesa (o Altair 8800 tinha 43 centímetros de comprimento).

A vez do laptop

Em 1981, o mercado recebeu o primeiro computador portátil, chamado Osborn 1. Com tela pequena, pesava 12 quilos, mas ainda não abria e fechava. A novidade só chegou em 1986 com o PC Convertible. Em 1983, a Apple lançou o modelo Lisa, revolucionário para a época: permitia o uso do mouse e a criação de pastas de organização na área de trabalho. Um ano depois foi a vez da  MacIntosh, também da Apple. Sucesso total!

Do PC aos dias de hoje 

A primeira versão com CD-ROM foi criada pela norte-americana IBM em 1994 — antes, o armazenamento de dados fora do computador era feito pelos disquetes, de 1971. Levou décadas para que algo melhor aparecesse: o HD externo para computadores é do ano 2000. E o futuro? Espere por computadores com tecnologia que vai melhorar (e muito) a velocidade das máquinas.