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Tecnologia / Carros

15 fatos que talvez você não sabia sobre o Fusca

Saiba um pouco mais sobre um dos carros mais famosos dos anos 1960 e 1970

Letícia Yazbek Publicado em 29/01/2021, às 10h00 - Atualizado às 14h48

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Imagem ilustrativa de um fusca - Pixabay
Imagem ilustrativa de um fusca - Pixabay

Em 30 de julho de 2003, em uma fábrica da Volkswagen em Puebla, no México, o último Fusca era produzido. Parte de uma edição comemorativa chamada Última Edición, limitada a 3 000 carros, o veículo foi saudado pelos trabalhadores da fábrica mexicana. Hoje, faz parte do acervo do Museu Volkswagen, em Wolfsburg, Alemanha.

Projetado nos anos 1930 pelo engenheiro automotivo Ferdinand Porsche a pedido de Hitler, que havia acabado de ascender ao poder na Alemanha, o Fusca – Volkswagen Beetle e, oficialmente, Volkswagen Type 1 – foi lançado oficialmente em 1935 e passou a ser produzido em 1938.

Construído para ser um carro pequeno e barato, ideal para ser usado pelas famílias de classe média, o Fusca fez sucesso nos anos 1960 e 1970 e se tornou o carro queridinho em todo o mundo. Até 2003, foram 21 529 464 unidades produzidas – 15 444 858 na Alemanha.

Confira abaixo 15 curiosidades sobre o Fusca:

1.O automóvel demorou a sair do papel

O primeiro protótipo, ainda muito diferente do Fusca, foi apresentado por Ferdinand Porsche em 1932. Depois de cerca de 40 tentativas, Porsche apresentou os protótipos V1, V2, VW3, VW30 e VW38, que deram origem ao primeiro Fusca.

2. Hitler fez uma série de exigências

Ao encomendar o projeto do Fusca, Hitler apresentou a Porsche uma longa lista de exigências: o carro devia ser pequeno e acessível, alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h e custar menos do que mil marcos imperiais. Ele ainda deveria ser capaz de carregar dois adultos e três crianças – uma típica família alemã da época.

3. O Fusca era diferente da maioria dos outros carros

O veículo tinha os componentes de sua carroceria parafusados, e não soldados, como na maioria dos modelos da época. Além disso, tinha mecânica simples – tinha menos coisas para dar errado e era mais fácil de ser consertado. Essa característica, exaltada pelo marketing da Volkswagen, deu ao Fusca a fama de indestrutível

4. O primeiro logotipo da Volkswagen, aplicado no Fusca, era uma estilização da suástica

Criado em 1937, o logo trazia as letras V e W dentro de um círculo. Ao redor dele, havia uma cruz suástica estilizada. Em 1939, foi substituído por um novo logo, mais simples, com as letras V e W dentro de uma engrenagem.

5. Em 1938, o carro era vendido por consórcio

Os trabalhadores juntavam selos semanais descontados do salário – cada selo custava 5 marcos – e recebiam o carro depois de preencher uma cartela. Mais de 330 mil pessoas aderiram ao programa, mas a maioria não conseguiu completá-lo. Com a chegada da Segunda Guerra, o dinheiro desembolsado pelos trabalhadores perdeu o valor e nunca foi devolvido.

6. A produção foi paralisada durante a Segunda Guerra

A primeira fábrica do Fusca na Alemanha foi inaugurada oficialmente em 26 de maio de 1938. Mas, em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, todos os recursos disponíveis foram destinados aos esforços de guerra. A produção do Fusca foi interrompida e a fábrica se dedicou a produzir veículos de guerra. Em agosto de 1945, com a Alemanha dividida, a produção foi retomada, sob o comando do Reino Unido.

7. O sucesso não veio de cara

Em 1948, os britânicos passaram o controle da fábrica para o alemão Heinz Nordhoff, que logo percebeu que a única forma de expandir a fábrica era investir na exportação dos Fuscas, principalmente para os Estados Unidos. Mas, em todo o ano de 1949, apenas dois carros foram vendidos nos EUA – o preço era considerado alto e os consumidores estranhavam a configuração incomum do Fusca, com seu motor traseiro e sua forma arredondada.

8. No Brasil, os primeiros Fuscas foram vendidos por 60 mil cruzeiros

Em setembro de 1950, desembarcaram no porto de Santos 30 Fuscas, importados pela família Matarazzo. O sucesso foi imediato: avaliadas em 20 mil cruzeiros, as unidades foram vendidas por 60 mil cada. O modelo importado era o Split Window, como vidro traseiro dividido em dois.

9. Em 1963, o Fusca foi eleito o carro favorito de 82,8% dos brasileiros

O Fusca passou a ser produzido no Brasil em 1959, e logo começou a dominar o mercado por aqui. Nas décadas de 1960 e 1970, era o carro favorito dos brasileiros. O auge da popularidade no Brasil aconteceu em 1973, com 1,25 milhão de unidades produzidas no ano.

10. Em 1988, o Fusca só era vendido no México

Nos anos 1970, a competição cada vez maior de outros fabricantes de carros maiores e baratos fez com que a venda mundiais de Fusca encolhessem. O carro parou de ser produzido em diversos países, inclusive no Brasil – mais tarde, seriam lançadas versões comemorativas. Em 2003, a Volkswagen do México, única planta que ainda produzia o veículo, decidiu interromper a produção.

11. O Fusca é o carro mais vendido de todos os tempos

A marca foi atingida em 1972, quando o Fusca ultrapassou as 15 milhões de unidades vendidas pelo Ford Modelo T entre 1908 e 1927. Com mais de 21 milhões de vendas, o Fusca é considerado o modelo mais vendido do mundo, mantendo as características do projeto inicial. Outras marcas, como a Corolla, já venderam mais de 30 milhões de carros, mas de diferentes gerações.

12. O Encontro Nacional do Fusca reuniu 2.728 carros em 1995

Em um evento de amantes de Fuscas, os carros tomaram o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e entraram para o Guinness Book. Os encontros ainda acontecem anualmente, mas o recorde nunca foi batido.

13. O Dia Mundial do Fusca é comemorado em 22 de junho

Foi nessa data, em 1934, que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e produção do primeiro Fusca. Até hoje, o dia é comemorado em todo o mundo com eventos e reuniões. No Brasil, o Dia Nacional do Fusca é celebrado em 20 de junho, data que marca o início da produção do carro no país.

14. O Fusca recebeu nomes diferentes ao redor do mundo

Na Alemanha, foi chamado de Volkswagen, que significa “carro do povo”. Depois, ficou conhecido como “käfer” (besouro). No Brasil, chegou com o nome de Volkswagen Sedan e foi chamado de Fusca por causa da dificuldade de pronunciar Volks. Na maior parte dos países, o carro recebeu um apelido que remete ao seu formato arredondado: Escarabajo, na Argentina, Beetle, nos Estados Unidos, e Carocha, em Portugal.

15. O Fusca que mais rodou percorreu 12 512 852 km

O recorde foi atingido pelo motorista americano Albert Klein, em 1963. Com essa marca, o Fusca se tornou o carro que conseguiu atingir maior quilometragem sem fundir o motor.