Tecnologia | Tecnologia

10 truques para melhorar suas buscas no Google

Recursos oferecidos pelo buscador tornam as sus pesquisas mais simples e precisas

terça 5 novembro, 2019
Foto:Reprodução

O Google está cheio de opções e recursos para tornar suas buscas mais precisas. Ele permite filtrar resultados e fazer buscas avançadas, para que você sempre encontre o que está procurando! O buscador também funciona como calculadora, dicionário e conversor de moedas e medidas. Conheça alguns truques para facilitar sua vida na hora de fazer pesquisas no Google:

1. Acerte na mosca

Veja mais

Quando fazemos uma pesquisa na internet, os sites de busca costumam mostrar milhares de links em que aparecem as palavras digitadas. Para não se confundir com tantas páginas, uma dica é escrever entre aspas exatamente o que está procurando. Por exemplo, se você escrever no campo de busca “período neolítico”, só vai encontrar links sobre esse assunto específico. As aspas também podem ser usadas quando você só se lembra de uma parte de uma piada ou música e quer descobrir o resto. É só digitar o que sabe entre aspas que o restante aparece!

2. Usando os sinais

Os sinais de + e – também podem te ajudar a encontrar o que está procurando. Experimente o sinal de menos (-) para limitar a pesquisa, excluindo os resultados que você não quer ver. Se você está pesquisando sobre a cidade de São Paulo, por exemplo, escreva no campo de busca “São Paulo” –santo –time. Assim, os sites que falam sobre o santo chamado São Paulo ou sobre o time de futebol não vão aparecer na sua busca. Já o sinal de mais pode ser usado para encontrar links que tenham as palavras que você quer. Se escrever insetos + Amazônia, por exemplo, o resultado será mais preciso.

3. Parte faltando

O asterisco (*) pode ser usado quando você só quer descobrir uma parte desconhecida de uma frase. No resultado, vão aparecer links que completam a frase que você digitou. Se você esqueceu qual é a capital do Acre, é só escrever: A capital do Acre é *. O asterisco também pode ser usado para encontrar sites que tenham a parte inicial de uma palavra que você está pesquisando. Se digitar recicla*, você vai encontrar uma lista de documentos que contêm as palavras reciclar, reciclagem, reciclado...

4. Igual ao dicionário

Se você está fazendo um trabalho sobre o planeta Terra e não sabe o que é biosfera, o primeiro passo é descobrir o que a palavra significa. Aí, é só escrever na área de busca define: biosfera e apertar o botão de pesquisa para encontrar exatamente a definição da palavra. A dica também vale para expressões, como define: estações do ano.

5. Conta rápida

Sabia que os sites de busca também funcionam como uma calculadora? Para fazer uma conta bem depressa, é só digitar a operação no campo de busca, usando os sinais de adição (+), subtração (-), multiplicação (*) e divisão (/). A dica serve até para equações — se você digitar 512+(455/5), vai aparecer o resultado: 603.

6. Direto no site

Quando você quiser encontrar um documento sobre algum assunto dentro de um site específico, é só digitar no campo de busca a palavra desejada e depois site:, seguido do link do site. Por exemplo, se você quiser encontrar as páginas no site da Recreio que falem sobre o coração, é só pesquisar por coração site: recreio.uol.com.br. Outra dica é usar os domínios (.gov, .edu, .com) para limitar os resultados. Para encontrar o tema da pesquisa em uma página do governo, é só digitar a palavra seguida de site:gov.

7. Filtre os resultados

Ao fazer uma pesquisa, você pode clicar na opção Ferramentas de Pesquisa para refinar sua busca. Clicando sobre esse botão, você consegue filtrar os resultados para torná-los mais precisos. É possível escolher a nacionalidade dos sites que vão aparecer na busca, o idioma da página, a data de publicação e até a precisão em relação ao que foi buscado. O Google também pode usar a sua localização para que você encontre os resultados localizados na sua região — esse recurso é ideal para buscas relacionadas a serviços.

8. Sites similares

Se você encontrou um site de notícias sobre tecnologia e quer achar outros sobre o mesmo assunto, é só pesquisar por related:, seguido do site que você já conhece. Assim, o Google vai encontrar páginas semelhantes àquela. Esse recurso é ideal para refinar a pesquisa e vasculhar um nicho específico na internet, como lojas e sites de diversos segmentos.

9. Título, URL ou texto?

Recursos oferecidos pelo Google permitem que você busque por páginas que tenham determinada palavra no título, na URL ou no texto. Se você busca por intitle:, seguido da palavra ou expressão que você quer buscar, os resultados vão mostrar apenas sites que tem o termo pesquisado no título. Já a opção inurl: vai trazer resultados que apresentam a expressão na URL da página, enquanto a intext: mostra apenas resultados que venham do conteúdo textual do site.

10. Pesquisa segura

Não confie no primeiro site que encontrar. Procure pelo menos dois outros endereços para confirmar as informações e deixar sua pesquisa mais completa. Confira o endereço da página para saber se ela é confiável. Os finais .gov (governamentais), .org (instituições sem fins lucrativos) e .edu (instituições de ensino) são os mais indicados.

Letícia Yazbek
Leia Mais:

Assine e Ganhe

ESCOLA

  1. 1 Quer assistir apresentações de corais, orquestras e peças e sentir como era São Paulo no século 20? O Teatro Municipal é o lugar certo!  Theatro Municipal de São Paulo: Cartão-postal da cidade
  2. 2 Confira 7 curiosidades sobre o trânsito
  3. 3 Conheça o trabalho de 6 mestres da Filosofia
  4. 4 Quais são os museus mais visitados do mundo?
  5. 5 Aprenda a reduzir o consumo de energia elétrica em casa