Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Planetário / Extraterrestres

Descubra como seriam as características dos ETs de outros planetas do nosso Sistema Solar

Caso realmente exista vida em outros lugares além da Terra, os nativos precisariam se adaptar aos diferentes climas. Saiba mais!

Lucas Vasconcellos Publicado em 08/01/2021, às 12h00 - Atualizado em 15/05/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
ETs da franquia de animação Toy Story - Divulgação/Pixar
ETs da franquia de animação Toy Story - Divulgação/Pixar

Você já parou para pensar em como seriam os habitantes nativos dos outros planetas que formam o Sistema Solar? A gente pensou! Descubra agora!

1. Mercúrio

Características do planeta:

Esse planeta quase não tem atmosfera e água. O clima varia muito: até 183 graus Celsius negativos durante a noite e até 427 graus Celsius ao longo do dia. Cada dia e cada noite levam mais de 700 horas!

Características do ET:

O corpo dele teria que ser composto pelo mineral silício. Se esse alien fosse feito de carbono, como os seres vivos terráqueos, não resistiria às altas temperaturas — já o silício é resistente!

Além disso, o morador de Mercúrio precisaria cavar túneis durante a noite em busca de minerais para se alimentar. Como o corpo a base de silício, ele retiraria de rochas o material necessário para se manter vivo. Durante o dia, ele poderia usar a energia solar para ativar o metabolismo do próprio corpo, convertendo a luz solar em energia elétrica — só assim ele conseguiria responder a sinais físicos, como mexer os braços e pernas.

2. Vênus

Características do planeta:

É o mais quente do sistema solar. A temperatura, em geral, fica acima de 400 graus Celsius. A atmosfera é muito densa e a pressão atmosférica é enorme na superfície do planeta (90 vezes maior do que a nossa ao nível do mar).

Características do ET:

Ele teria a pele cascuda e seria pesado para aguentar a pressão do planeta. Vivendo na superfície, comeria vapores de vulcões e se reproduziria por meio de esporos flutuantes.

3. Marte

Características do planeta:

Com clima frio e seco, provavelmente tem água subterrânea. Há muita radiação solar na superfície.

Características do ET:

Por causa da radiação solar, formas de vida parecidas com crustáceo ou insetos se alimentariam de musgos ou líquens, que cresceriam na água de rios subterrâneos. Nesses rios talvez haja algas, com raízes ligadas a esses seres. Marcianos mais desenvolvidos teriam que usar grandes garras para escavar buracos no solo e ter acesso à água. Para suportar o frio e a radiação solar, o corpo teria que possuía uma espécie de casca grossa.

4. Júpiter

Características do planeta:

O maior planeta do sistema solar é quase todo feito gases, como hidrogênio e hélio. Por isso, não tem superfície sólida acessível. Moléculas orgânicas podem cair do céu. A atmosfera é turbulenta e o núcleo é quente — a temperatura pode chegar a 36 mil graus Celsius ali (e a 67 graus Celsius nas nuvens). 

Características do ET:

O alien passaria a vida entre as nuvens e seria capaz de flutuar. Para suportar o frio da superfície, teria o corpo coberto por escamas. A respiração aconteceria por meio um balão de hidrogênio preso ao corpo, que bombearia o hélio e os gases mais pesados para fora do organismo. Esse balão ainda manteria o ser aquecido, retirando energia dos alimentos ingeridos. Ele se alimentaria de compostos orgânicos, como metano e amônia, presente na atmosfera de júpiter.

5. Saturno

Características do planeta:

Assim como Urano e Netuno, é parecido com Júpiter — quase todo feito de gás. Porém, a maior possibilidade de formação de vida está em Titã (lua de Saturno). Faz muito frio: a temperatura média é de menos 180 graus Celsius.

Características do ET:

Para suportar o frio congelante, o melhor seria se concentrar em locais próximos a fontes termais (onde há água subterrânea aquecida). A aparência do alien seria similar ao do polvo ou da água-viva — ou seja, transparente.

6. Urano

Características do planeta:

A temperatura fica, em média, perto dos 210 graus Celsius negativos. A posição em que gira ao redor do Sol faz com que tenha um dos dois hemisférios iluminado durante metade do ano — 1 ano em Urano equivale a 168 anos terrestres. O outro lado fica escuro nesses 84 anos terrestres — depois, tudo se inverte.

Característica do ET:

Os seres de Urano seriam capazes de flutuar. Para aguentar o frio, teriam organismo capaz de produzir muita amônia, um componente químico que gera um pouco de calor. Provavelmente, estariam sempre buscando calor nas profundezas agitadas de Urano — a agitação vem de algum tipo de atividade geológica.

7. Netuno

Características do planeta:

Também gasoso, é bastante parecido com Júpiter. Faz muito frio por lá: menos de 225 graus Celsius. Tritão, lua desse planeta, tem superfície com vários compostos orgânicos misturados, que parecem sofrer uma ação de congelamento e descongelamento.

Características do ET:

A ação de Tritão faria os habitantes de Netuno passarem a maior parte da vida congelados, esperando o derretimento. Nos momentos de descongelamento, os aliens apresentariam pele cheia de escamas, preparada para aguentar as baixas temperaturas.

Consultoria: Naelton Mendes de Araujo (Astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro).


+Saiba mais sobre o universo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Universo Numa Casca de Noz, de Stephen Hawking (2016) - https://amzn.to/3fBcaLU

Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (2015) - https://amzn.to/2SKbFFg

Um universo que veio do nada, de Lawrence Krauss (2012) - https://amzn.to/2YGFZ7N

O nascimento do universo, de Judith Nuria Maida e Fernando Vilela (2019) - https://amzn.to/3fuxceT

Universo, de Thmas Eaton (2017) - https://amzn.to/2zXMj07

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM