Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Planetário / Planetas

Qual seria o nosso peso em outros planetas?

Já imaginou quanto você pensaria nos outros planetas do Sistema Solar? A gente te conta!

Renato Lamanna Publicado em 22/10/2021, às 13h00 - Atualizado em 29/03/2022, às 14h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa do Sistema Solar - Pixabay
Imagem ilustrativa do Sistema Solar - Pixabay

O quanto você pesa é uma medida que varia de acordo com a gravidade do lugar onde você está. A partir desse conceito, o físico britânico Isaac Newton criou uma fórmula para desvendar o quanto você pesaria em outros planetas, levando em conta a diferença de gravidade entre eles — algo que recebe a influência da massa do planeta (quanto mais massa tiver um planeta, mais gravidade ele terá e mais pesado você será nele).

Gravidade é uma força de atração presente em qualquer corpo ou objeto. Isso incluiu você! Pode não parecer, mas seu corpo atrai a Terra. Ao mesmo tempo, a gravidade do planeta atrai você. É por isso que todo mundo fica preso ao chão. Como a Terra tem mais massa do que você, possui gravidade maior do que o corpo humano.

Mercúrio — 1 quilo = 0,37 quilo

O menor planeta do sistema solar tem pouca gravidade por possuir menos massa. É assim que você fica bem levinho por lá! Para fazer a conta, multiplique seu peso na Terra por 0,37.

Vênus — 1 quilo = 0,88 quilo

Tem gravidade parecida com a da Terra. Para descobrir seu peso nesse planeta, multiplique o número que aparece na balança por 0,88.

Marte — 1 quilo = 0,38 quilo

Por ser um planeta com só um pouco mais de massa do que Mercúrio, a conta fica parecida para os dois: basta multiplicar seu peso por 0,38.

Júpiter — 1 quilo = 2,64 quilos

O maior planeta do sistema solar possui muito mais gravidade do que a Terra por possuir muito mais massa. Assim, para saber seu peso, multiplique o valor por 2,64!

Saturno — 1 quilo = 1,15 quilo

Apesar de ser um planeta gasoso, como Júpiter, tem menos massa: multiplique seu peso por 1,15.

Urano — 1 quilo = 1,17 quilo

Também é um planeta gasoso, mas não chega nem perto da massa do grandalhão Júpiter. Faça a conta multiplicando por 1,17.

Netuno — 1 quilo = 1,18 quilo

O último planeta do sistema solar é um pouco menor do que Urano, mas tem massa maior — e gravidade também maior. Descubra seu peso em Netuno multiplicando por 1,18.


Consultoria: Leandro Guedes (Pós-graduação em astrofísica extragaláctica e filosofia da ciência na Universidade de Notre Dame, EUA).