Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Planetário / Espaço

Por que todos os planetas são redondos?

Descubra por que os grandes corpos celestes do universo são arredondados

Letícia Yazbek Publicado em 01/10/2021, às 12h00 - Atualizado às 12h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa do Sistema Solar - Pixabay
Imagem ilustrativa do Sistema Solar - Pixabay

Não só os planetas, mas satélites naturais, como a Lua, e estrelas, como o Sol, também são redondos. Isso acontece por causa da força da gravidade e da massa desses corpos — quanto maior a massa, maior é essa força.

A gravidade faz com que todos os corpos no espaço se atraiam entre si. Na Terra, por exemplo, a força da gravidade é o que nos puxa para o chão e faz com que os objetos caiam no solo. Ela também mantém os oceanos presos à superfície terrestre, e impede que os gases presentes na atmsofera escapem para o espaço.

Quando os planetas eram mais jovens e tinham menos massa, provavelmente tinham outro formato. Eles poderiam ser disformes ou se parecerem com pedras gigantes sem formato definido, como os asteroides. Mas a força gravitacional fez com que mais matéria se unisse a cada um desses corpos, aumentando seu peso.

Com o aumento da massa, a força da gravidade fica tão grande que tudo o material que forma o planeta é esmagado em direção ao centro, e se distribui finalmente em formato esférico. A gravidade mantém a matéria unida e distribuída da melhor forma possível — assim, todos os pontos da superfície ficam à mesma distância do centro e sob a mesma força gravitacional.

Mas esses corpos celestes não costumam ter o formato de uma esfera perfeita. Com o tempo, o movimento de rotação deforma os polos. Por isso, o mais correto é dizer que a Terra em formato geoide - quase esférico, mas achatado nos polos e com diversas deformações.


+Saiba mais sobre o universo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Universo Numa Casca de Noz, de Stephen Hawking (2016) - https://amzn.to/3fBcaLU

Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (2015) - https://amzn.to/2SKbFFg

Um universo que veio do nada, de Lawrence Krauss (2012) - https://amzn.to/2YGFZ7N

O nascimento do universo, de Judith Nuria Maida e Fernando Vilela (2019) - https://amzn.to/3fuxceT

Universo, de Thmas Eaton (2017) - https://amzn.to/2zXMj07

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM