Recreio
Planetário / Extraterrestres

Os ETs realmente existem?

Será que existe vida em outros planetas? Ainda não encontramos nada, mas a busca continua...

Thereza Venturoli Publicado em 22/01/2022, às 08h00

Imagem ilustrativa de um alienígena - Pixabay
Imagem ilustrativa de um alienígena - Pixabay

Há muitos filmes e histórias sobre o assunto, mas vamos combinar: nunca se provou que algum ET tenha passado pela Terra em um disco voador.

Os cientistas acham que podem existir seres extraterrestres, só não pensam em homenzinhos com antenas. É mais provável que encontrem microrganismos. E achar um sinal deles seria o máximo!

Porém, vida como conhecemos exige condições para surgir. Por exemplo, todo ser vivo é feito de células. E não há célula sem certos elementos químicos, como o carbono. Para que o carbono se uma a outras substâncias, é importante que exista água em estado líquido. Assim, para desenvolver vida, um mundo deve ter ao menos água líquida e muito carbono.

Confira algumas descobertas que eles já fizeram no Sistema Solar!

Mundo submarino

Europa, uma lua de Júpiter, tem a superfície coberta por uma camada de gelo, cheia de fendas. Talvez elas tenham surgido devido ao movimento de água ali embaixo. Se esse oceano existir mesmo, ele é escuro e gelado, ou seja, não é o melhor ambiente para o surgimento de vida.

Mas alguns seres crescem em condições parecidas na Terra. É o caso de bichos que parecem tubinhos e que vivem a 8 quilômetros de profundidade no oceano Pacífico, em torno de fontes de água quente, rica em carbono e enxofre. O fundo do mar de Europa também pode ter vulcões cercados de uma fauna esquisita como essa.

Como antigamente

Em Titã, uma lua de Saturno, a sonda Huygens descobriu montanhas que parecem cobertas de gelo e rios formados por uma substância escuram que pode ser orgânica. Esse ambiente talvez seja semelhante ao da Terra há 4 bilhões de anos, quando surgiram as primeiras céluas aqui. Assim, organismos primitivos podem estar nascendo agora em Titã... Mas ainda há muito para investigar.

O que será?

Antigamente, muita gente pensava ver manchas em Marte e achava que eram canais, feitos por seres inteligentes. Fotos feitas mais tarde provaram que as manchas eram ilusão de ótica. Uma das descobertas mais incríveis sobre o planeta foi feita aqui da Terra.

Estudando um meteorito que veio de Marte e caiu na Antártida, foram achados fósseis que parecem ser de bactérias. Mas não se sabe se foram organismos vivos ou se é só um mineral.

Tem alguém aí?

Será que existem ETs organizados em diferentes civilizações? E, se existirem, entraremos em contato com eles? Não se sabe, mas há muitas tentativas. Telescópios especiais como o de Arecibo, em Porto Rico, captam ondas de rádio. Vários corpos emitem essas ondas, mas só seres inteligentes poderiam organizar os sinais em um código, como se fossem letras. Até hoje não foi confirmado o recebimento de nenhuma mensagem.

Você sabia?

Em quatro anos, as imagens do desenho animado que você viu ontem chegarão à estrela Alfa Centauro. É que as transmissões de rádio e TV se espalham pelo espaço, à velocidade da luz. Se houvessem ETs e aparelhos de TV por lá, um centauriano poderia curtir o mesmo desenho que você.