Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Planetário / Universo

Mundo azulado: Saiba mais sobre Urano

Conheça mais sobre Urano, o planeta que tem um jeito especial de girar em torno do Sol

Thereza Venturoli Publicado em 20/05/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de Urano - Pixabay
Imagem ilustrativa de Urano - Pixabay

Muito frio!

Urano é um planeta gasoso, formado principalmente por hidrogêneo e hélio. Mas ele tem um núcleo sólido de gelo e rochas. Contando a partir do Sol, Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar e leva 84 anos terrestres para dar uma volta completa ao redor do Sol. Sua atmosfera é a mais fria: cerca de 220 graus Celsius negativos.

Ele parece lisinho, mas é muito agitado

Nas fotos, Urano lembra uma bola de bilhar, de tão lisas e mansas que suas nuvens parecem. Mas os cientistas já fizeram descobertas incríveis sobre o planeta. Em 2006, por exemplo, o telescópio Hubble mostrou sinais de uma tempestade por lá. O que parece uma manchinha nas fotos é um furacão de 3 mil quilômetros de comprimento por 1.700 de largura. Se fosse na Terra, essa tormenta cobriria um terço da América do Sul.

Várias Luas

Os astrônomos descobriram 27 luas de Urano, todas bem pequenas. Titânia e Oberon são as maiores e Ariel é a mais brilhante.

Que tombo!

Urano parece deitado no espaço. Ou seja, os polos Norte e Sul ficam no lugar que, em outros planetas, corresponde ao Equador. Ninguém consegue explicar por que ele é assim. Pode ser que, no comecinho do Sistema Solar, algo do tamanho da Terra tenha trombado com Urano, entortando-o.

Quase invisíveis

Assim como Saturno, Urano tem anéis que giram ao seu redor, mas eles são muito fininhos.

Você sabia?

  • Urano foi o primeiro planeta descoberto com a ajuda de um telescópio, em 1871. Antes disso, os cientistas pensavam que ele era uma estrela.
  • Cada estação do ano em Urano dura cerca de 20 anos terrestres.