Recreio
Planetário / Personagens

De Nicolau Copérnico a Stephen Hawking: Conheça 7 grandes mestres da astronomia

Saiba mais sobre o trabalho de alguns importantes nomes responsáveis por estudar o espaço e o seu funcionamento

Letícia Yazbek Publicado em 21/12/2020, às 10h00 - Atualizado às 12h00

Quadro Astrônomo Copérnico: Conversa com Deus, de Jan Matejko - Wikimedia Commons
Quadro Astrônomo Copérnico: Conversa com Deus, de Jan Matejko - Wikimedia Commons

Nicolau Copérnico

Data e local de nascimento: 19 de fevereiro de 1473, em Torun (Polônia)

É considerado o fundador da astronomia moderna. Defendia que todos os planetas, inclusive a Terra, giravam ao redor do Sol, e que a Terra girava em torno de si mesma, ao contrário do que diziam os gregos. Copérnico observava os astros a olho nu e não podia comprovar o que dizia. A teoria foi pouco aceita na época, mas, mesmo assim, revolucionou a visão que as pessoas tinham do sistema solar.

Galileu Gailei

Data e local de nascimento: 15 de fevereiro de 1564, em Pisa (Itália)

Construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, observou a composição da Via Láctea, os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as manchas do Sol, as crateras lunares e as fases de Vênus. Essas descobertas foram relatadas no livro Mensageiro das Estrelas, em 1610. A partir desses estudos, defendeu a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do universo, mas girava em torno do Sol.

Johannes Kepler

Data e local de nascimento: 27 de dezembro de 1571, em Weil der Stadt (Alemanha)

Defendia que os planetas giravam em torno do Sol e acreditava que havia uma força que mantinha os planetas em suas órbitas. Ao observar Marte, Kepler provou que as órbitas dos planetas têm formato elíptico (oval) e não circular, como se imaginava. Para chegar a essa conclusão, ele calculou três leis que envolvem os movimentos dos planetas e que são usadas pelos astrônomos até hoje.

Isaac Newton

Data e local de nascimento: 4 de janeiro de 1643, em Woolsthorpe-by-Colsterworth (Inglaterra)

 A partir das descobertas de Galilei e Kepler, Newton explicou como os planetas e corpos celestes orbitam o Sol. Ele criou a lei da gravidade e descobriu que a mesma força que mantém a Lua em órbita é o mesmo tipo de força que faz os objetos caírem na superfície da Terra. Newton também criou o primeiro telescópio refletor.

Albert Einstein

Data e local de nascimento: 14 de março de 1879, em Ulm (Alemanha)

Um dos cientistas mais famosos do mundo, Einstein também fez descobertas no campo da astronomia. Ele sugeriu que as leis da física são as mesmas em todo o universo e que a velocidade da luz no vácuo é constante. Ainda descobriu que a matéria distorce o espaço e o tempo nas suas proximidades. Assim, um feixe de luz, ao passar próximo a uma grande massa, muda de direção.

Edwin Hubble

Data e local de nascimento: 20 de novembro de 1889, em Marshfield (Estados Unidos)

Provou que muitas manchas consideradas nebulosas eram na verdade outras galáxias. Antes disso, muitas pessoas ainda acreditavam que o universo era formado por apenas uma galáxia. Hubble também calculou as distâncias entre as galáxias e o tamanho delas. Ele ainda descobriu que o universo está se expandindo, aumentando cada vez mais o espaço entre as galáxias. A descoberta se tornou a primeira evidência de que houve um Big Bang.

Stephen Hawking

Data e local de nascimento: 8 de janeiro de 1942, em Oxford (Inglaterra)

Considerado um dos cientistas mais importantes da atualidade, fez muitas descobertas na área da cosmologia (que estuda a evolução do universo). Ele estudou as propriedades dos buracos negros e defendeu a teoria de que o universo está se expandindo. Hawking acredita que, como o universo tem um começo, provavelmente também terá um fim. Ele ainda escreveu livros voltados para o público em geral, para educar as pessoas sobre o universo.

Consultoria: Leandro Guedes (pós-graduado em Astrofísica Extragaláctica e Filosofia da Ciência na Universidade de Notre Dame, EUA).


+Saiba mais sobre o universo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Universo Numa Casca de Noz, de Stephen Hawking (2016) - https://amzn.to/3fBcaLU

Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (2015) - https://amzn.to/2SKbFFg

Um universo que veio do nada, de Lawrence Krauss (2012) - https://amzn.to/2YGFZ7N

O nascimento do universo, de Judith Nuria Maida e Fernando Vilela (2019) - https://amzn.to/3fuxceT

Universo, de Thmas Eaton (2017) - https://amzn.to/2zXMj07

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM