Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Planetário / Planetas

Astrônomos famosos da história

Inspire-se na história dos astrônomos e cientistas que contribuíram para o conhecimento que temos hoje do espaço

Letícia Yazbek Publicado em 21/03/2022, às 18h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galileu Galilei - Wikimedia Commons
Galileu Galilei - Wikimedia Commons

O Sol é o centro

Nome: Nicolau Copérnico

Data e local de nascimento: 19 de fevereiro de 1473, Torun (Polônia)

Quem foi ele: considerado o fundador da astronomia moderna, defendia que todos os planetas, inclusive a Terra, giravam ao redor do Sol – e que a Terra girava em torno de si mesma.

Copérnico observava os astros a olho nu e não pôde comprovar o que dizia. A teoria foi pouco aceita na época, mas revolucionou a visão que as pessoas tinham do sistema solar.

Várias observações

Galileu
Pintura a oleo de Galileo Galilei (1564-1642) / Crédito: Wikimedia Commons

Nome: Galileu Galilei

Data e local de nascimento: 15 de fevereiro de 1564, Pisa (Itália)

Quem foi ele: construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, observou a Via Láctea, os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as manchas do Sol, as crateras lunares e as fases de Vênus. Essas descobertas estão no livro 'Mensageiro das Estrelas', de 1610. A partir desses estudos, defendeu a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do Universo, mas girava em torno do Sol.


Planetas em movimento

Johannes Kepler
Pintura de Johannes Kepler / Crédito: Wikimedia Commons

Nome: Johannes Kepler

Data e local de nascimento: 27 de dezembro de 1571, Weil der Stadt (Alemanha)

Quem foi ele: defendia que os planetas giravam em torno do Sol – e acreditava em uma força que mantinha os planetas nas órbitas. Ao observar Marte, provou que as órbitas têm formato elíptico (oval) e não circular. Para chegar a essa conclusão, calculou três leis usadas pelos astrônomos até hoje.


Poder da gravidade

Isaac Newton
Pintura de Isaac Newton/ Crédito: Flickr

Nome: Isaac Newton

Data e local de nascimento: 4 de janeiro de 1643, Woolsthorpe-by-Colsterworth (Inglaterra)

Quem foi ele: a partir das descobertas de Galilei e Kepler, Newton explicou como os planetas e corpos celestes orbitam o Sol. Ele criou a lei da gravidade e descobriu que a força que mantém a Lua em órbita é do mesmo tipo que faz os objetos caírem na superfície da Terra.


Muitas galáxias!

Nome: Edwin Hubble

Data e local de nascimento: 20 de novembro de 1889, Marshfield (Estados Unidos)

Quem foi ele: provou que muitas manchas consideradas nebulosas eram outras galáxias. Antes disso, acreditava-se que o Universo era formado por apenas uma galáxia. Hubble também calculou as distâncias entre as galáxias e o tamanho delas. E descobriu que o Universo está se expandindo. Isso se tornou a primeira evidência de que houve um Big Bang.


Universo finito

Stephen Hawking
Stephen Hawking no 'Boletim dos Cientistas Atômicos' em 17 de janeiro de 2007 em Londres, Ebgland / Crédito: Getty Images

Nome: Stephen Hawking

Data e local de nascimento: 8 de janeiro de 1942, Oxford (Inglaterra)

Quem foi ele: um dos cientistas mais importantes da atualidade, fez muitas descobertas na cosmologia (que estuda a evolução do Universo). Estudou buracos negros e defende a teoria de que o Universo está se expandindo. Hawking acredita que, como o Universo tem um começo, provavelmente também terá um fim.