Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Planetário / Curiosidades

Afinal, o que é a gravidade?

Conheça alguns fatos sobre essa força responsável por nos deixar no chão

Redação Publicado em 16/03/2021, às 18h45 - Atualizado às 18h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um astronauta no espaço - Pixabay
Imagem ilustrativa de um astronauta no espaço - Pixabay

Gravidade é uma força de atração presente em qualquer corpo ou objeto. Isso inclui você! Pode não parecer, mas seu corpo atrai a Terra. Ao mesmo tempo, a gravidade do planeta atrai você. É por isso que todo mundo fica preso ao chão. Por ter mais matéria, a Terra possui gravidade maior do que o corpo humano. Aí, quando damos um pulo, somos puxados de volta ao solo.

O descobridor

Isaac Newton, físico inglês, foi o primeiro a compreender as ações da gravidade. Dizem que ele mesmo contava essa história, mas é provável que seja uma lenda: em 1665, uma maçã caiu na cabeça dele. Isso o teria levado a pensar se a mesma força que puxou o fruto mantinha a Lua orbitando a Terra. Era a gravidade!

Necessária!

A gravidade mantém a atmosfera terrestre no lugar certo, ou seja, ao redor do nosso planeta. Essa camada de gases nos protege de radiações que vêm do espaço e permite a existência de vida por aqui.

Viagem espacial

Está se perguntando como é possível deixar a Terra se uma força tão grande nos puxa em direção ao solo? Para conseguir isso, os veículos espaciais atingem velocidades de, no mínimo, 40.320 quilômetros por hora. Conforme se afastam do solo, aos poucos são atraídos com menos força. Aí, os motores vencem a batalha rumo ao espaço.

Antes de embarcar

Futuros astronautas passam por um teste, simulando pouca gravidade. O efeito é conseguido dentro de um avião a jato: ele sobe bastante e, então, entra em queda livre por alguns segundos. Dentro, uma cabine acolchoada permite que os futuros astronautas experimentem a ausência de peso (a mesma de quando andamos numa montanha-russa). Eles vão se sentir de um jeito parecido o tempo todo no espaço.