Planetário | Espaço

10 curiosidades sobre o planeta Vênus

Planeta mais quente do sistema solar, Vênus é o segundo mais próximo do Sol e o que mais pode se aproximar da Terra

sexta 29 novembro, 2019
Foto:Getty Images

1. Observado desde a Antiguidade, Vênus era chamado de estrela Dalva ou estrela vespertina, por causa de seu forte brilho. A órbita do planeta foi estudada pela primeira vez pelo cientista e astrônomo persa Avicena, que, por volta do ano 1000, confirmou que Vênus estava mais perto da Terra do que o Sol.

2. Em 1610, o italiano Galileu Galilei observou as fases de Vênus. Já a atmosfera do planeta foi estudada em 1761, pelo pesquisador russo Mikhail Lomonossov.

Notícias Relacionadas

3. O nome do planeta foi dado na Roma Antiga, em homenagem à Vênus, deusa romana do amor e da beleza, devido ao brilho que o objeto emana no céu noturno.

4. Vênus tem o tamanho e a massa muito parecidos com os da Terra. São 12.104 quilômetros de diâmetro e 4.867.000.000.000.000.000.000.000 quilos de massa. Já a Terra tem 12.742 quilômetros de diâmetro e 5.970.000.000.000.000.000.000.000 quilos de massa.

5. O planeta está a uma distância de 108.200.000 quilômetros do Sol. Apesar de ser o segundo planeta mais próximo do Sol (o primeiro é Mercúrio), Vênus é o mais quente de todos. Isso porque a atmosfera por lá é 93 vezes mais densa do que a da Terra. Ela é composta por 96,5% de dióxido de carbono e 3,5% de nitrogênio. A grande quantidade de dióxido de carbono provoca um forte efeito estufa, que eleva a temperatura da superfície até 482 graus Celsius.

6. A pressão atmosférica na superfície é cerca de 90 vezes maior do que a da Terra. Os ventos em Vênus podem alcançar os 400 quilômetros por hora. E sabia que nesse planeta chove ácido sulfúrico? Ele é produzido em uma reação química que ocorre na atmosfera. Mas a chuva não chega à superfície: ela forma nuvens densas, que aumentam o efeito estufa.

7. O núcleo, com diâmetro de 6 mil quilômetros, é formado por ferro e coberto por um manto composto de rocha derretida. A superfície é composta principalmente por basalto, rocha de origem vulcânica. Também há grandes planícies, montanhas e pelo menos 1600 vulcões! Não há água na superfície – os cientistas acreditam que há pouca quantidade da substância na atmosfera.

8. Um ano em Vênus corresponde a 224 dias terrestres – esse é o tempo que o planeta leva para dar uma volta completa ao redor do Sol. E um dia em Vênus corresponde a 243 dias terrestres. Isso quer dizer que o planeta demora mais para completar uma órbita em torno de si mesmo do que em torno do Sol.

9. Vênus não tem nenhuma lua conhecida. Mas o posicionamento do planeta em relação à Terra e ao Sol dá origem às fases de Vênus, parecidas com as da Lua. Durante as fases, a parte iluminada que vemos do planeta muda. As fases de Vênus só podem ser observadas com um telescópio, mas o planeta pode ser visto a olho nu, principalmente durante o amanhecer e o anoitecer, e aparece como um ponto brilhante perto do Sol.

10. Vênus é o único planeta do nosso sistema solar que gira no sentido anti-horário - se passássemos um dia inteiro por lá, veríamos o Sol nascer no oeste e se por no leste, ao contrário do que acontece na Terra.

Letícia Yazbek
Leia Mais:

Assine e Ganhe

FAMOSOS

  1. 1 Nem sempre os livros contam histórias inventadas. Confira cinco sugestões de obras baseadas em fatos reais 5 livros sobre histórias reais
  2. 2 Qual é a importância da música na nossa vida?
  3. 3 Quando usar mais e mas?
  4. 4 5 livros sobre a felicidade
  5. 5 A poluição do plástico no meio ambiente