Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Raças

Raças caninas que se dão bem com gatos

Algumas raças caninas são mais amigáveis e costumam se dar muito bem com animais de outras espécies

Letícia Yazbek Publicado em 26/06/2020, às 15h00 - Atualizado às 16h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Apesar da famosa rivalidade entre cães e gatos, algumas raças de cães podem se dar muito bem com outros animais, como gatos e passarinhos. 

Apesar de algumas raças serem mais amigáveis, a boa convivência entre cães e animais de outras espécies depende muito do temperamento dos animais e da educação que se dá a eles. Uma boa dica é aproximar os dois pets aos poucos, sem forçar nenhuma situação. Com o tempo, eles se acostumam com o cheiro e a presença um do outro e tendem a conviver melhor. A convivência é melhor quanto os animais são filhotes e são incentivados a interagir desde cedo.

Companheiro ideal

Os Pugs são uma das raças de cães mais carinhosas e companheiras.  Eles são dóceis e obedientes e costumam conviver muito bem com outros cães e animais de estimação como gatos e passarinhos. Os Pugs são divertidos e pacíficos. Eles gostam muito de brincar e respeitam o espaço dos outros animais da casa.

Os protetores

Raças que foram muito utilizadas para o pastoreio de ovelhas, como o Border Collie e o Pastor Alemão, se adaptam bem a outros animais, principalmente quando são criadas junto com eles. Os cães dessas raças são fiéis e podem desenvolver um sentimento protetor em relação aos outros bichinhos.

Pequeno e sociável

Os cães da raça Bichon Frisé têm muita energia e costumam brincar até com as pessoas e animais que não conhecem. Eles são educados, carinhosos e muito sociáveis. Esses cães se adaptam a animais de outras espécies com muita facilidade, dividindo o ambiente com eles de forma pacífica e amigável.

Da paz

O Labrador é dócil, alegre e não costuma demonstrar agressividade. Ele não gosta de viver sozinho e precisa de muito carinho e atenção. Quando é acostumado desde filhote com um gato ou passarinho, pode conviver muito bem com os pets.

Outras raças que costumam conviver bem com pets de outras espécies são o Maltês, Lhasa Apso, Golden Retriever, Papillon, Boxer, Lulu da Pomerânia e Basset Hound.

Consultoria: Guilherme Soares (médico veterinário), Jonas Byk (biólogo especialista em comportamento animal) e Walter M. Ferreira (professor da Escola de Veterinária da UFMG).