Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Animais

Por que a parte preta dos olhos dos gatos muda de formato?

Chamada de pupila, ela pode mudar de formato de acordo com a luz do ambiente e o humor do animal

Letícia Yazbek Publicado em 16/07/2021, às 11h00 - Atualizado às 11h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um gato - Pixabay
Imagem ilustrativa de um gato - Pixabay

A pupila - parte preta - dos olhos dos gatos muda de formato de acordo com a quantidade de luz do ambiente em que o animal está e com o estado de humor dele.

Os gatos ainda possuem diversos hábitos selvagens, relacionados ao seu comportamento e fisiologia. Na natureza, ele é um caçador noturno, por isso seus olhos foram feitos para absorver a maior quantidade de luz possível - esses animais tão enxergam as formas tão bem quanto nós.

As pupilas dos gatos contam com músculos que filtragem a passagem de luz nos olhos. Em ambientes escuros, a pupila dilata para aproveitar toda a luz disponível. Assim, o felino consegue enxergar melhor e se preparar para a hora da caça. Isso também acontece quando está brincando e encara a atividade como se fosse uma caça. Nesses momentos, a pupila chega a dilatar tanto que não conseguimos ver a cor da íris.

Quando o gato fica mais agitado, com medo ou estressado, a pupila também dilata - tudo isso tem relação com a caça e a necessidade de estar sempre alerta.

Em locais com muita luz, a pupila se contrai e ganha forma de um filete vertical, muitas vezes quase imperceptível, diminuindo a passagem da luz. Isso acontece porque, nesse momento, o felino não precisa ativar toda a sua capacidade visual para caçar. Assim, quando está em um ambiente com bastante claridade ou está calmo e tranquilo, suas pupilas estão na vertical.