Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Saúde

Pets: Como identificar doenças silenciosas

Cães e gatos podem ter doenças que não são fáceis de identificar. Saiba como descobrir se há algo errado

Lucas Vasconcellos Publicado em 11/01/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Cães e gatos podem desenvolver problemas de visão em qualquer fase da vida. Não é tão simples saber se eles não estão enxergando bem. Mas é importante ficar atento a alguns sinais: o pet pode começar a esbarrar, com frequência, em objetos pela casa; os olhos podem ficar vermelhos, opacos (sem brilho) ou lacrimejando.

Audição

Você chama, chama, chama... E o pet não atende! Talvez ele não esteja escutando bem. Outros hábitos esquisitos também podem indicar surdez, como: ficar sempre balançando a cabeça; não reagir a barulho algum; coçar a orelha e soltar um forte cheiro nessa região.

Sujeira diferente

Reparou que a textura do cocô ou a cor do xixi do seu bicho de estimação está ficando diferente com frequência? É hora de procurar um médico veterinário! Esses são sintomas de algumas doenças, como verminose, problemas no sistema digestivo ou nos rins.

Muitos pelos

É normal que gatos e cães soltem pelos – e engulam parte disso quando se lambem (os pelos saem do corpo deles por meio do cocô ou de vômito). Mas o perigo está nas raças mais peludas, que tendem a liberar ainda mais pelos, engolindo uma quantidade maior. Isso pode formar bolas de pelo dentro do corpo – algo bem comt

Tristeza

Parece que seu pet anda triste? Talvez ele esteja incomodado com algo (como o calor), estressado ou doente. Tente animá-lo com brincadeiras e saindo para passear. Se a situação não mudar, o melhor é procurar um médico veterinário!

Consultoria: Amanda Cologneze (veterinária do laboratório Mundo Animal).