Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Gatos

Gatos: Aprenda a saber o que eles sentem

Eles podem parecer misteriosos, mas adoram se comunicar com os donos e mostrar o que sentem

Letícia Yazbek Publicado em 03/07/2020, às 13h00 - Atualizado às 16h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um gato - Pixabay
Imagem ilustrativa de um gato - Pixabay

Gatos são independentes e misteriosos, mas também gostam de demonstrar carinho e se comunicar com os donos. Para entender o que eles estão sentindo, é só prestar atenção e observar a linguagem corporal!

De olho na cauda

Essa parte do corpo pode dizer muito sobre o que seu pet está sentindo. Se a cauda está reta e com a ponta dobrada, o gatinho está oferecendo amizade ou convidando você para uma brincadeira. Se ela está reta e curvada, quer dizer que o bichano está amigável e afetuoso.

Cauda totalmente reta acompanhada de miados é uma mensagem de que ele está com muita pressa. Pode ser que ele queira comida, água ou um brinquedo. Ele também pode estar reclamando de alguma porta fechada por onde quer passar.

Não chegue perto se a causa estiver arqueada e arrepiada. Isso é sinal de que o gato está muito zangado e pode atacar à menor provocação. Já a cauda solta e relaxada é sinal de que o gato está tranquilo, e abaixada e arrepiada é sinal de que ele está com medo de outro animal ou de alguém que não conhece.

Fique atento!

Se o gatinho está com as orelhas eretas, abertas para a frente e os olhos franzidos, ele está calmo. Já orelhas em pé, viradas para os lados e olhos franzidos podem indicar que o pet está zangado. Quando ele estiver agressivo, as orelhas estarão baixas, e as pupilas redondas e dilatadas. Se estiver com as orelhas abertas, viradas para a frente e eretas, e os olhos semifechados, o bichano está feliz!

Os bigodes também têm muito a dizer sobre o gato. Quando estão inclinados para a frente, seu pet está de mau humor. Se eles estão relaxados, o gatinho está feliz e alerta.

Gestos felinos

Para cada sentimento, há um miado diferente. Os mais longos e crescentes indicam felicidade. Já os agudos e estridentes podem ser sinal de uma briga com outro gato e os altos e fortes indicam aborrecimento.

Seu gato costuma deitar no chão e rolar toda vez que você aparece? Isso quer dizer que ele está muito feliz e satisfeito!

Os gatos se esfregam nas pessoas e objetos para deixar o cheiro e marcar o território. Eles fazem isso para mostrar afeição por seu dono ou outro gato.

Eles também podem morder para demonstrar afeto. Nesse caso, a mordida é bem leve e ocorre enquanto ele recebe carinho ou durante a brincadeira. Quando ele está bravo, a mordida é mais forte!

Os bichanos costumam emitir um barulho chamado ronronar. É para dizer que estão muito felizes com a sua presença e com seus afagos.

Consultoria: Daniela R. Silva (veterinária da Vila dos Bichos, Rio Claro-SP) e Mário César R. de Araújo (clínica veterinária Vetmaster, Belo Horizonte-MG).