Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Viagens

Veja 5 dicas importantes para viajar com o seu pet

Conheça os cuidados necessários para não encontrar problemas em um momento tão divertido

Letícia Yazbek Publicado em 23/12/2020, às 13h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de dois cachorros em um barco - Pixabay
Imagem ilustrativa de dois cachorros em um barco - Pixabay

Desde o início do planejamento da viagem, é preciso incluir o pet em todos os momentos, passeios e atividades. Considere o destino (praia, campo ou cidade) e a duração da viagem, e pense se será possível manter o bem estar e a saúde do animal. Lembre-se de que você terá que continuar dando atenção, levando o cachorro para passear e limpando a caixa de areia do gato, por exemplo.

Hospedagem garantida

Se vocês vão ficar em um hotel, tenha certeza de que o local aceita animais antes mesmo de fazer a reserva. Não deixe para perguntar se há permissão para ficar com o pet quando for fazer o check in. Uma boa opção é buscar por hotéis que tenham espaços especiais para os pets ficarem. Assim, se quiser aproveitar algum passeio e não puder levar seu companheiro, ele ficará bem seguro!

Objetos familiares

É importante levar brinquedos de casa para que o pet sinta cheiros que conhece e fique confortável no novo lugar. Se ele dorme em algum cesto ou colchão, leve-o para que ele descanse no lugar de costume. Os petiscos e comidas favoritos do pet também são indispensáveis. A carteira de vacinação e a avaliação médica devem estar sempre em mãos em qualquer lugar que o animalzinho vá!

Muuuita pesquisa!

Pesquise bastante sobre o destino e veja como o seu cão ou gato pode ficar confortável por lá. Lugares mais quentes, por exemplo, exigem mais hidratação e ventilação, e locais fios pedem roupas confortáveis e cobertores. Se quiser levar o pet para tomar banho ou passear em um parque, por exemplo, saiba como chegar a esses lugares com antecedência. Tenha também o telefone e endereço de um veterinário ou de uma clínica – se houver uma emergência, você estará preparado!

Em casa

Animais domésticos costumam ter uma rotina – eles podem ficar estressados se saem dessa zona de conforto. É normal que o pet explore o novo local e até tente fugir. Por isso, mantenha-o sempre por perto e dentro de casa. Nos passeios, fique sempre atento a ele. Em locais com floresta, rios e campos abertos, o pet pode se perder, se machucar ou se deparar com animais indesejados.

Leis diferentes

Se você for viajar de avião, certifique-se com a companhia aérea de que você pode levar o pet na cabine ou no compartimento de carga. Algumas companhias proíbem o transporte de certas raças de cães consideradas perigosas ou de animais que tenham problemas de respiração. Quem vai viajar para outro país também precisa se informar sobre as leis de transporte de animais e os costumes do local. Para ir aos Estados Unidos, por exemplo, o animal precisa ter mais de 4 meses de vida.


Consultoria: Guilherme Soares (médico veterinário)


+Saiba mais sobre o Reino Animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O incrível livro de postais para colorir: 28 postais para enviar ou colecionar, de Vários Autores (2015) - https://amzn.to/3ccF0A2

Floresta encantada, de Johanna Basford (2015) - https://amzn.to/2SGaeHY

Nosso planeta: o único lar que temos, de Matt Whyman (2020) - https://amzn.to/2SJexlY

Mundo Animal, de Geneviève Warnau (2019) - https://amzn.to/3dm4Otv

Anatomia dos Animais Domésticos: Texto e Atlas Colorido, de Horst Erich König e Hans-Georg Liebich (2016) - https://amzn.to/3doRTaw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM