Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Gestação

Dicas para cuidar da pet gestante

Quando uma cadela ou gata está esperando um filhote, ela precisa de cuidados especiais!

Letícia Yazbek Publicado em 26/06/2020, às 13h00 - Atualizado às 15h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 101 Dálmatas (1996) - Divulgação/Disney
Cena da animação 101 Dálmatas (1996) - Divulgação/Disney

A gestação das cadelas e gatas pode ser confirmada por volta dos 25 dias, por meio do exame de ultrassonografia, feito por um médico veterinário. O período de gestação das cadelas dura de 58 a 64 dias e, o das gatas, de 60 a 65 dias.

As fêmeas precisam de muitos cuidados durante esse período. Toda a gestação deve ser acompanhada por um médico veterinário, para garantir que não aconteça nada de errado com a fêmea e os filhotes.

Dieta especial

Nas primeiras semanas de gestação, as cadelas e gatas podem ficar enjoadas, sem apetite e menos ativas. Elas também tendem a ficar mais agressivas, principalmente se houver outros animais na casa.

Depois dos primeiros 30 dias de gestação, a cadela ou gatinha deve receber uma ração especial para gestantes, mais calórica e rica em proteína e cálcio. Ela também vai comer em maior quantidade. Um profissional pode indicar a ração mais adequada, além de vitaminas especiais, se for necessário.

Hora da atividade

Durante a gestação, tanto as gatas quanto as cadelas devem fazer atividades físicas leves, como pequenas caminhadas. Isso vai fortalecer os músculos e facilitar o parto. Depois do nascimento dos filhotes, o animal deve voltar a se exercitar para não correr o risco de obesidade.

Muitos mimos!

Carregar filhotes não é uma tarefa fácil para nenhuma espécie animal. Por isso, seu pet deve se sentir confortável durante toda a gestação. Dê brinquedos, petiscos e muito carinho. Faça tudo para que ele não se estresse durante esse período. Se a sua cadela não gosta muito de tomar banho, por exemplo, eles podem ser diminuídos durante a gestação.

No fim da gestação, é importante preparar um ambiente em que seu pet dará à luz. Ele deve ser um local em que a cadela ou gata está acostumada a ficar e onde ela tenha privacidade. O cantinho pode ser feito com jornal, papelão ou qualquer material confortável. Ele deve ser mantido sempre limpo!

Não dê nenhum tipo de medicamento sem a orientação do médico veterinário. Ele pode prejudicar o seu pet e os filhotes!

Consultoria: Guilherme Soares (médico veterinário) e Jonas Byk (biólogo especialista em comportamento animal e professor de Zoologia da UFAM).