Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Gatos

Conheça as raças de gatos mais populares no Brasil

Descubra quais delas estão mais presentes nos lares brasileiros

Bruna Cardoso Publicado em 06/02/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

No Brasil, os gatos sem raça definida são os mais populares - eles estão presentes em mais de 75% de lares que têm gatos. Por isso, muitas vezes não conhecemos muito bem as diferentes raças de gatos. Mas elas estão por aí! Saiba quais raças são as preferidas dos brasileiros.

1. Persa

Com longos e espessos pelos brancos - que podem ter tons de azul ou creme - o gato persa tem olhos verdes, azuis ou castanhos, e vive de 15 a 20 anos.

O gato persa costuma ser dócil e observador. Curte brincar, correr e pular – mas é preciso ter cuidado para não leva-lo a locais que sujam muito os pelos (eles precisam ser escovados todos os dias ou, ao menos, três vezes por semana). É uma raça que gosta de ambientes tranquilos, ótima para famílias pequenas.

2. Siamês

Muito conhecido, o siamês é originário da Tailândia. Ele tem olhos azuis e pelagem curta e fina, de tons claros no corpo e escuros nas extremidades. O principal diferencial do siamês é o miado alto e forte. Ele é elegante, fiel, carinhoso (adora um cafuné no pescoço), ciumento e muito curioso – às vezes, se comporta como um cão ao buscar um objeto pedido pelo dono. Se o siamês for treinado, você pode passear com ele de coleira (não o incomoda)! Para deixá-lo limpo, um banho por mês e escovação semanal são suficientes.

3. Maine Coon

Maior de todas as raças de gatos do mundo, o maine coon pode pesar até 14 quilos e chegar a um metro de comprimento. Essa raça tem os pelos longos, os olhos bem marcados e a face angulosa. Apesar do tamanho, é tranquilo e sociável, e costuma se apegar aos donos. O maine coon é ativo e gosta muito de exercícios, principalmente de caçar.

4. Ragdoll

Desenvolvida nos Estados Unidos nos anos 1950, o ragdoll também tem o porte grande. De olhos azuis, tem os pelos longos e claros no corpo e mais escuros na região da face. O ragdoll é considerado muito dócil e dependente dos donos - é conhecido por seguir os tutores pela casa e responder a comandos quando são chamados. Por isso, é uma das raças de gatos mais amadas no Brasil e no exterior.

5. Sphynx

Apesar da aparência diferente, o sphynx é uma das raças mais adoradas pelos brasileiros. Tem os pelos curtos e olhos de cores variadas. Muito leal, ele segue o dono a qualquer lugar e precisa de muita atenção. Bastante ativo (vive correndo e brincando), se dá bem com outras raças de gatos e com cachorros. Por não ter muitos pelos, a pele dele elimina gordura (nas outras raças, os pelos impedem que isso aconteça) - para evitar, é preciso usar produtos específicos ou toalhas umedecidas uma vez por semana, e não deixá-lo exposto diretamente ao sol.