Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Comportamento

Como ensinar o pet a fazer xixi no lugar certo?

Aprenda alguns truques para ensinar seu cachorro ou gato e acabar com esse problema

Letícia Yazbek Publicado em 08/06/2020, às 10h28 - Atualizado às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Quando o pet é filhote, é comum que veja qualquer lugar como banheiro. Se ele não aprende onde deve fazer xixi e cocô, essa atitude pode continuar até a idade adulta. Veja algumas dicas e aprenda a lidar com essa situação:

Os pets muitas vezes só fazem as necessidades em locais limpos e secos. Ofereça ao seu cachorro um local como banheiro, sempre limpo e forrado com jornal, papel absorvente ou tapetes higiênicos.

Os gatos não gostam de usar a caixa de areia quando ela está suja. Mantenha-a sempre limpa, removendo os resíduos com uma pá própria para isso. Faça sempre uma limpeza completa da caixa, com produtos de aroma suave ou neutro. Os perfumes muito fortes podem fazer o gato parar de usar a caixa. Alguns gatos também podem se incomodar com o cheiro da areia ou o tipo de grão.

Escolha o melhor local

Quando o pet é novo na casa, pode ter dificuldade de chegar até o local certo a tempo. Por isso, é bom ter um cantinho limpo e adequado em mais de um cômodo. Assim, o acesso é mais fácil e a chance de ele fazer xixi no lugar errado é menor. Outra dica é colocar a caixa em lugares com pouco barulho e movimento, e longe dos potinhos de ração e da caminha.

Dê recompensas

Quando o pet fizer xixi ou cocô fora do lugar, não fale nada, nem olhe para ele. Coloque-o em outro cômodo e limpe tudo, sem que ele veja. Tente ignorá-lo por pelo menos 10 minutos. Assim, ele vai associar o ato de fazer xixi naquele lugar com a consequência de ficar sem atenção e carinho.

É importante não dar bronca, chamar a atenção ou deixar de castigo quando o bichinho faz as necessidades fora do lugar. A punição só aumenta o estresse e não mostra ao animal como ele deve agir. Quando ele usar o local correto para fazer xixi, elogie, faça brincadeiras e dê algo que ele goste de comer.

Treine o filhote

Uma dica para ensinar o filhote a fazer xixi no lugar certo é deixá-lo em um ambiente pequeno (banheiro ou área de serviços), forrado de folhas de jornal ou papel absorvente. Todo dia, tire uma folha de jornal ou papel, até que fique apenas uma folha no local. Assim, quando você soltá-lo pela casa, ele vai entender que o cantinho com o papel é o lugar adequado para fazer xixi. Você pode pegar o papel sujo e levar para o lugar onde deseja que ele faça da próxima vez.

Lembre-se!

Quando mais novo é o animal, maior a chance de ser treinado. Mas o importante é não desistir: mesmo que seu pet já esteja adulto, ainda pode mudar os hábitos! Com paciência e dedicação, você consegue ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo.

Fazer xixi no lugar errado também pode sinalizar problemas de saúde, como infecção urinária e pedras nos rins. Se o pet passar a fazer as necessidades fora do lugar sem nenhum motivo aparente e não responder às dicas, o melhor a fazer é consultar um veterinário.


Consultoria: Guilherme Soares (médico veterinário) e Jonas Byk (biólogo especialista em comportamento animal).