Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Saúde

Aprenda a cuidar da saúde do seu pet idoso

Saiba o que fazer para que seu cão ou gato tenha uma vida mais longa e saudável!

Letícia Yazbek Publicado em 01/04/2020, às 13h00 - Atualizado às 14h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como cuidar do seu pet idoso? Aprenda! - Getty Images
Como cuidar do seu pet idoso? Aprenda! - Getty Images

O envelhecimento é um processo que diminui a capacidade física dos cães e gatos: a visão, a audição e o olfato já não funcionam tão bem; preferem ficar mais quietos; e podem não gostar tanto de brincadeiras. Nessa fase, é importante que o pet faça algum tipo de exercício físico: prefira passear com ele nos horários mais frescos do dia.

Tente manter a rotina do animal sempre a mesma. Evite mudanças no ambiente, hábitos e horários. Deixe as caminhas, os potes e o bebedouro sempre no mesmo lugar. Se ele está acostumado a frequentar parques e a brincar, mantenha a atividade na rotina, adaptando-a às condições do pet.

Os cães e gatos idosos podem ter perda de apetite e precisam de uma alimentação especial. Como são menos ativos, necessitam menos energia na dieta. A idade também faz com que o animal tenha mais dificuldade para absorver nutrientes. Você pode ajustar a alimentação do seu bichinho e fazer com que ele consuma menos calorias. O melhor é consultar um veterinário para saber o que é bom para o seu pet.

Os pets idosos tem menos resistência e podem desenvolver algumas doenças, como obesidade e catarata, que prejudica a visão. Também pode haver problemas como artrite, diabetes, câncer, inflamações da gengiva e doenças do coração, rins e fígado. Se você notar algum comportamento fora do comum, leve-o ao veterinário. Também é importante fazer exames pelo menos duas vezes por ano, para checar a saúde dos órgãos.

A idade com que o pet pode ser considerado idoso depende de cada raça. Em cães, as raças maiores tendem a envelhecer mais rápido do que as menores. Em geral, isso acontece perto dos 7 anos. Os gatos entram na terceira idade entre os 9 e 10 anos, mas pode demonstrar os sinais apenas mais tarde.