Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Cachorro

Afinal, os cachorros sonham?

Se você já viu seu cachorro se mexendo ou até mesmo tremendo enquanto dorme, vai querer entender o motivo; descubra!

Redação Publicado em 18/08/2022, às 13h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Scooby Doo - Reprodução/ Warner Bros. Animation.
Scooby Doo - Reprodução/ Warner Bros. Animation.

Conhecidos como o melhor amigo do homem, os cachorros costumam tirar várias sonequinhas durante o dia, chegando a roncar, se mexer e até mesmo tremer durante o sono, mas será que nesses momentos de descanso eles sonham? A resposta, de acordo com a ciência, é SIM!

Por que eles sonham?

Sonhar é uma etapa importante do sono e existe para ressignificar uma determinada experiência vivida pelo sujeito, conforme explicado pela geneticista, consultora em bem-estar e comportamento canino, Camilli Chamone.

Os estudos mostram que, no sonho, uma situação estressante na qual o cachorro tenha passado é vivida em outro cenário, para que ela se torne menos traumática", relata.

Chamone, que também é editora de todas as mídias sociais "Seu Buldogue Francês" e criadora da metodologia neuro compatível de educação para cães no Brasil, conta que o sono dos cães passa por diversas fases, e essas etapas acabam ajudando na regulação emocional e o aprendizado, sendo assim, é imprescindível nunca acordar o cachorro quando ele estiver dormindo.

Também é importante que ele tenha seu próprio cantinho individual para dormir. Assim, não fica com a qualidade do sono comprometida e preserva sua saúde mental", diz.

Mas, qual são essas fases?

Os amiguinhos caninos tem o sono muito diferente de nós, humanos. As pessoas sentem necessidade de dormir por um único período — geralmente o noturno —, para depois ficarem acordadas, sendo assim um sono de uma única fase, ou seja, monofásico. Já os cães possuem sono polifásico, isto é, precisam dividir o sono ao longo do dia, além de dormirem quase o dobro dos humanos — em geral, cerca de 14 horas por dia.

No entanto, há ainda uma semelhança: em todos os mamíferos, incluindo cães e humanos, o sono passa por duas etapas: a não REM (Rapid Eyes Moviment, traduzido por Movimento Rápido dos Olhos) e a do sono REM. De acordo com a geneticista, ao adormecer, o animal começa com o sono não REM, composto por quatro fases principais:

A primeira é aquela em que ele ainda está meio acordado, meio dormindo; na segunda, o sono está um pouco mais profundo. Na terceira fase, seu nível de consciência diminui muito. Já a quarta fase é conhecida como sono profundo — é como se o cérebro estivesse desligado, mesmo, e é nessa hora que ocorre o descanso e o profundo relaxamento do corpo", conta.

O que é preciso para um sono de qualidade?

Para que os doguinhos tenham um sono de qualidade, Chamone, aponta que é necessário manter regulado o ciclo circadiano do cachorro, ou seja, o ritmo que o organismo realiza as suas funções ao longo de um dia. Mas, como fazer isso?

É importante prestar a devida atenção a luminosidade e a escuridão, visto que estes são os responsáveis por fazerem com que o ciclo funcione corretamente:

Por isso, quando está de dia, é importante deixar a casa toda clara, mesmo que o cachorro esteja dormindo. O mesmo raciocínio serve para o período noturno – o ambiente deve seguir a natureza e, portanto, ficar escuro", expõe a geneticista.

Vale lembrar que este mesmo ciclo também é utilizado por nós, e assim como acontece conosco, caso essas simples ações não estejam reguladas, algumas doses de estresse podem surgir no animalzinho, conforme explicado por Chamone.

O cérebro e o corpo dos cães funcionam de forma semelhante aos nossos. A diferença está nas competências cognitivas (entender ideias e aplicá-las), que obviamente são mais desenvolvidas em humanos", compara.

Enfim, os sonhos

Ao fim da quarta fase do sono não REM, o cão entra no sono REM — e esta é, enfim, a fase dos sonhos. "Ela acontece, necessariamente, só após a quarta fase do não REM, que é o sono profundo. Como sugere o próprio nome, 'Movimento Rápido dos Olhos', na etapa REM o cérebro do cão fica super ligado. Isso significa que, surpreendentemente, sua atividade cerebral é igual ou maior do que a do indivíduo acordado", afirma Chamone.

Ainda assim, com a intensa atividade neural, é necessário que o dono não acorde seu pet, visto que é nessa etapa que os cachorros ressignificam memórias que foram traumáticas, sendo, portanto, algo muito benéfico para a sua saúde.

Mesmo que o animal esteja dormindo, alguns donos, ao perceberem barulhos ou movimentos, acham que ele está sofrendo e acabam por acordá-lo. Isso é bastante prejudicial, pois interrompe essas fases cíclicas e compromete a qualidade do sono. Isso consequentemente prejudica toda a regulação emocional e o aprendizado do cão, além da consolidação de memórias no cérebro. Se o indivíduo não dorme bem, ele não aprende e o cérebro até atrofia — e isso vale para humanos e outros animais", detalha a geneticista.