Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Curiosidades

8 curiosidades sobre os cães que você não sabia

Saiba mais sobre alguns fatos incríveis relacionados ao melhor amigo do homem

Redação Publicado em 03/12/2021, às 11h00 - Atualizado às 11h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma criança com um cachorro - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma criança com um cachorro - Pixabay

1. Por que os cães têm cheiro ruim quando estão molhados?

Porque a umidade faz com que o cheiro piore! Os cães já possuem um cheiro natural por causa de secreções que saem de uma glândula que fica no bumbum. Quando estão molhados, as secreções se misturam com a umidade e se espalham por todo o corpo, fazendo com que eles fiquem fedidos.

2. Para que eles giram em torno de si mesmos antes de deitar?

Eles herdaram esse hábito dos seus ancestrais: os lobos. Eles faziam isso na natureza para afofar o mato e para evitar que algo no chão pudesse machucá-los. Muitos anos se passaram, mas os cães continuam com esse hábito.

3. Por que abanam o rabo?

Para demonstrar algumas emoções como alegria, tristeza ou medo. Existem estudos que dizem que quando o cachorro abana o rabo para a direita é felicidade e quando abanam para a esquerda é tristeza. Mas uma coisa é certa: quando colocam o rabo entre as pernas é porque estão com medo! Eles também abanam o rabo para espalhar feromônios – hormônios usados pelos bichos para a comunicação.

4. Por que o nariz deles está sempre molhado?

Porque eles se comunicam através do olfato – que é muito mais desenvolvido do que o nosso – e a umidade ajuda no faro, facilitando o contato com o odor, além de remover os últimos cheiros para que os próximos sejam reconhecidos!

5. Ele é realmente o melhor amigo do homem?

Sim! Há cerca de 33 mil anos os cães começaram a ser domesticados e a ter uma relação de cumplicidade com os humanos. Por isso eles são mais dependentes de nós pra tomar banho e comer, por exemplo. Já os gatos tomam banho sozinho e têm o extinto de caça.

6. Por que eles estão sempre com a língua para fora?

É um jeito que eles têm de resfriar o corpo. Os cães transpiram pela boca e quando estão com calor, ficam com a língua para fora para diminuir a temperatura do corpo – eles respiram o ar frio e colocam para fora o ar quente e úmido.

7. É verdade que eles não enxergam cores?

Não! Eles conseguem enxergar algumas cores, como o vermelho, o verde, o azul, o amarelo. Mas não conseguem distinguir tons. Por exemplo, eles não conseguem diferenciar o verde claro do verde escuro.

8. Existe cachorro que não late?

Sim, os da raça Basenji por exemplo. Eles só emitem sons estranhos como uivos e grunhidos. Ninguém sabe por que eles são assim, mas uma hipótese é que no Egito antigo – de onde eles vieram – eram usados como cães de caça e tinham que ser silenciosos para se aproximar da presa!