Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Florestas

Tropical, conífera e temperada: Conheça os três principais tipos de florestas

Árvores grandes em um território extenso são as principais características dos tipos de florestas que existem pelo mundo

Maria Carolina Cristianini Publicado em 12/03/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma floresta - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma floresta - Pixabay

Para ser considerada uma floresta, a área verde deve possuir, no mínimo, 5 mil metros quadrados (tamanho de uma chácara, por exemplo) e 20 metros de largura dominados por árvores de, ao menos, 5 metros de altura. Ou seja, são áreas verdes com muitas árvores!

Existem três tipos principais de florestas ao redor do mundo:

Floresta tropical

Floresta tropical
Vegetação da floresta tropical / Crédito: Pixabay

Onde fica: América do Sul, América Central, região equatorial da África, Índia, sudeste da Ásia e Austrália

Características: ocorre em regiões quentes e úmidas, onde não existe muita distinção entre verão e inverno. As árvores são grandes e têm folhas largas (absorvem bastante luz solar). Muitos bichos vivem entre os galhos e nas áreas alagadas

Floresta de coníferas

Floresta de coníferas
Vegetação da floresta de coníferas / Crédito: Pixabay

Onde fica: na parte norte da América do Norte, da Europa e da Ásia e no sul da América do Sul

Características: as árvores têm folhas em forma de agulha para não acumular neve — existem poucas espécies, como os pinheiros

Floresta temperada

Floresta temperada
Vegetação da floresta temperada / Crédito: Pixabay

Onde fica: leste dos Estados Unidos, Europa, leste da Ásia, sudeste da Austrália e Nova Zelândia.

Características: tem espécies de árvores que perdem as folhas no inverno para suportar a baixa temperatura e reter líquidos durante esse período. As árvores, como os carvalhos, e os arbustos ficam distribuídos pela região.

De onde elas vieram?

As florestas surgiram há cerca de 380 milhões de anos, a partir de espécies de vegetais pequenas e simples. As primeiras eram formadas pelas tataravós das samambaias — com até 40 metros de altura! Sabia que ninguém plantou esses vegetais? A reprodução aconteceu por meio de esporos, células que germinam, dando origem a uma planta. Conforme os esporos eram carregados pelo vento, as florestas foram se espalhando e as plantas evoluindo, até a diversidade atual.

Sul-americana

A Floresta Amazônica não está só no Brasil: também ocupa territórios da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. O que não falta por lá é variedade! São mais ou menos 40 mil espécies de plantas, cerca de 400 espécies de mamíferos, quase 1.300 de aves, uns 400 tipos de répteis, 430 de anfíbios e 3 mil de peixes. Alguns dos bichos mais conhecidos são a onça-pintada, o boto-cor-de-rosa e muitos macacos, como o macaco-aranha.

Campeões!

Em área total, a Rússia vence na quantidade de florestas espalhadas pelo território — ocupam uma região que equivale ao tamanho do Brasil. Só que as florestas russas são de coníferas, bem diferentes da nossa Amazônia (a maior floresta tropical do mundo).

Alerta amazônico

Uma das maiores preocupações com a Amazônia é o desmatamento. A exploração do local começou no século 16, quando colonizadores europeus passaram a retirar a vegetação para construir povoados. A partir do final da década de 1960, o problema aumentou com a exploração da madeira. Além de causar problemas para os bichos, isso altera o clima no Brasil, gerando longos períodos de seca.