Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Brasil

Quais são os biomas existentes no Brasil?

O nosso país é bastante diverso, e conta com seis tipos diferentes de biomas espalhados por todo território. Conheça cada um!

Redação Publicado em 28/03/2022, às 18h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da Amazônia - Pixabay
Imagem ilustrativa da Amazônia - Pixabay

Bioma é um pedaço de terra onde vivem bichos e plantas que se dão bem com o clima, relevo e solo da região. Existem seis deles no Brasil: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa!

Amazônia

É a maior floresta tropical do mundo e o maior bioma brasileiro — está presente no Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. O clima da região é quente e úmido — chove todos os dias, mas não em toda a área. A Amazônia é uma mata fechada: as árvores são bem grandes e as copas formam um teto, que acaba cobrindo a floresta, deixando-a mais escura.


Pantanal

pantanal
Crédito: Pixabay

Fica no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde, entre outubro e março, chove muito, o que, entre outros fatores, faz a região alagar. Em alguns lugares, apenas as copas das árvores permanecem visíveis — é preciso usar barcos para ir de um lugar ao outro. Passado esse período, a quantidade de chuva cai, lagoas vão sumindo e as plantas aquáticas secam, esperando as gotas caírem outra vez.


Mata Atlântica

mata atlantica
Crédito: Pixabay

Inclui diferentes ecossistemas e florestas, e está presente em 17 estados, a maioria na costa brasileira. É provável que você já tenha visto pedaços da Mata Atlântica por aí. A área verde ao redor do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é um exemplo. Mas a proximidade com as cidades é um problema, pois causa desmatamento.


Caatinga

caatinga
Crédito: Pixabay

Abrange a maior parte dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O clima é semiárido: a chuva cai poucas vezes no ano, geralmente entre janeiro e março, dependendo da região. Por causa disso, as plantas da caatinga, como o cacto, têm espinhos que ajudam a reter o líquido.


Cerrado

cerrado
Crédito: Pixabay

O segundo maior bioma brasileiro é típico do Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins. A paisagem é formada por pequenos arbustos com galhos tortos e muito capim. Se um dia você for visitar a região e encontrar uma árvore toda preta, não se assuste! De vez em quando, a mata pega fogo. Ao longo de um único ano, já foram registrados até 123 dias sem chuva, o que deixa o mato muito seco.


Pampa

pampa
Crédito: Wikimedia Commons

É a paisagem que domina o Rio Grande do Sul, com vegetação formada, principalmente, por capim. Se você olhar rapidamente, achará que esse capim é apenas mato. Na verdade, ele é formado por mais de 450 espécies de vegetais, com diferenças de comprimento e até na qualidade para abrigar animais — os que formam um bom pasto possuem mais vacas, ovelhas e cavalos.