Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Árvores

Quais produtos são feitos das árvores?

Cheias de frutos, folhas e substâncias incríveis, as árvores têm diversas utilidades para os seres humanos

Maria Carolina Cristianini Publicado em 13/03/2020, às 14h00 - Atualizado em 01/03/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de árvores em uma floresta - Pixabay
Imagem ilustrativa de árvores em uma floresta - Pixabay

As árvores estão entre os seres vivos mais antigos da Terra: as primeiras surgiram há aproximadamente 1 bilhão de anos. Elas se adaptaram a diferentes condições e estão em todos os lugares, de cidades a florestas. E, além de serem essenciais para manter o ambiente da Terra, fornecem diversos produtos para a gente.

Quase tudo em uma árvore tem utilidade: elas nos dão alimentos, material para construção, substâncias para várias áreas da indústria e até o papel de livros e revistas.

Várias camadas formam a madeira que sustenta uma árvore. E cada pedaço tem substâncias diferentes, com aplicações variadas. A madeira é o produto principal das árvores, usado para fazer móveis e nas construções de edifícios e casas. A celulose, extraída da polpa da madeira, serve para fazer papel, celofane e alguns tipos de colas.

A goma está presente em produtos que contém borracha, como gomas de mascar, e a resina é aplicada na fabricação de vários tipos de sabão, verniz e adesivos. Já a seiva está nas famosas caldas doces que os canadenses e norte-americanos adoram comer com panquecas, e também dá origem a doces como marshmallows.

A casca é a parte exterior do tronco e protege a árvore de insetos, perda de água e bruscas mudanças de temperatura. E ainda pode ter uma utilidade especial: na espécie chamada de sobreiro, a casca produz a cortiça que forma rolhas de bebidas e quadros de aviso.

Com formatos variados, as folhas são parte essencial para a árvore fazer fotossíntese, produzir seu próprio alimento e gerar oxigênio para o ambiente. Para nós, a utilidade vai além, pois as folhas são ricas em fibras aplicadas na fabricação de produtos como cordas.

As flores possuem uma grande variedade de substâncias usadas em cosméticos e tratamentos de saúde. É o caso da flor da laranjeira, que rende óleos cheirosos, também usados como calmantes naturais. Limão, goiaba, manga e uma infinidade de frutos são consumidos do jeito que nascem nas árvores. Outros precisam de um preparo especial, mas quase sempre há forma uma aproveitá-los. É o caso, do cacau, que dá origem ao chocolate.