Recreio
Natureza / Meio ambiente

Por que usar canudos de plástico faz mal ao meio ambiente?

Descubra o impacto deste item para o mundo e conheça opções sustentáveis para substituí-lo

Letícia Yazbek Publicado em 23/10/2020, às 10h00 - Atualizado às 16h06

Canudos de plástico - Pixabay
Canudos de plástico - Pixabay

Por serem tão pequenos, os canudinhos de plástico podem parecer inofensivos. No entanto, justamento pelo tamanho, eles costumam não ser aceitos nos centros de reciclagem, sendo retidos durante o processo de triagem.

Feito a partir dos plásticos polipropileno e poliestireno, os canudos representam 4% de todo o lixo plástico do mundo. O material não é biodegradável, e demora cerca de 450 anos para se decompor e desaparecer no ambiente. Pense em todos os canudinhos que você já usou na sua vida - todos eles ainda estão na natureza! Se nós empilhássemos os canudos utilizados pelos brasileiros em um ano, formando um muro de 2,10 metros de altura, seria possível dar uma volta completa na Terra.

Oceanos em perigo

Descartado indevidamente nas praias, os canudos de plástico acabam formando o microplástico, variação muito prejudicial do plástico. Ela está presente nos alimentos, no sal e na água que consumimos, e pode causar doenças e infecções. Mesmo quando é descartado corretemente, os canudos podem ser levado pela ação dos ventos e acabar em mares e rios, impactando a fauna aquática.

Os animais marinhos não conseguem distinguir o objeto de alimentos, e acabam ingerindo o canudo. O material pode causar hemorragia, comprometer o funcionamento dos órgãos e causar a morte dos animais. Segundo os especialistas, 90% das espécies marinhas já ingeriram produtos plásticos em algum momento.

Além disso, a produção do petróleo é feita a partir do petróleo, uma fonte de energia esgotável e não renovável. A queima de canudos, alternativa utilizada para deteriorar o material, também produz gases nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Busque opções!

Atualmente, diversas redes de restaurantes e lanchonetes já oferecem canudos feitos de outros materiais e não contam mais com a versão de plástico. O canudo de plástico, por exemplo, também é descartável, mas se decompõem mais facilmente do que o de plástico.

Também é possível adquirir sua versão reutilizável e levá-la sempre com você. Há opções de canudos feitos de metal, vidro e bambu, por exemplo. Eles são laváveis e duram bastante tempo, substituindo centenas de canudos de plástico!